Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
E-Books
Última atualização: 19/10/2021 - 12:28 horas | Data de publicação: 09/10/2020 - 14:51 horas

Agropecuária no semiárido: Pesquisas, Potencialidades e Tecnologias

É com grande satisfação que comunicamos o lançamento do e-book: Agropecuária no semiárido: Pesquisas, Potencialidades e Tecnologias. Organizado pelos docentes Márcio da Silva Alves, Lizziane Argolo-Batista e Ubiratan Oliveira Souza.

Este e-book é uma obra destinada para estudantes, profissionais, pesquisadores e principalmente produtores. A obra traz uma coletânea de trabalhos de pesquisas, revisões de literatura, tecnologias e potencialidades da produção agropecuária que podem ser realizadas no semiárido brasileiro, demonstrando estratégias adaptativas que podem atenuar efeitos climáticos inerentes à região.

A publicação desta obra reuniu estudos e perspectivas cientificas de pesquisadores e estudantes, que ratificou a consolidação de parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa, que tem inserido docentes, técnicos em educação e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano em redes de pesquisa nacionais e internacionais, que amparam estudos e projetos de elevada abrangência, bem como investigam temáticas com expressiva relevância social.

Esta publicação contou com o apoio da Pró Reitoria de Extensão do IF Baiano, por meio da chamada 07/2020, para Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos (E-books).

Agradecemos também o apoio da Coordenação de Extensão do campus Itaberaba.

O e-book encontra-se disponível em: https://www.brazilianjournals.com.br/ebooks.php?b=uJ6Upy7fD8x4wK0QY2Or3C369S4s1l5A

“Processamento de Doces, Frutas e Vegetais”

Apresentação

É com grande entusiasmo que o Instituto Federal de Educação, Ciência e​ Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Itaberaba publica, em 2020, esta série de E-book e este primeiro volume com o tema “Processamento de Doces, Frutas e Vegetais” como resultado dos​ cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Processamento de Doces e Conservas​ Vegetais e Processamento de Frutas ocorridos no ano de 2017 e 2019, por meio do Projeto de Extensão Margaridas, intitulado “Vixe Mainha: empoderamento para as mulheres do campo”.

Esta ação empreendida pelo IF Baiano Campus Itaberaba está focada em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de formação inicial e continuada ​ou a qualificação profissional presencial de modo a aumentar as oportunidades para a​ comunidade na qual está inserido, observando os arranjos produtivos locais e destacando ​a utilização dos produtos agropecuários baianos, especialmente, do Território Piemonte do​ Paraguaçu, que, nos últimos anos, tem adquirido destaque comercial, além de estimular​ as pessoas para geração de trabalho e de renda, de modo a combater as desigualdades sociais​ da nossa região.​

Muitas ações que visam ao processamento de alimentos não são realizadas de​ forma planejada ou não estão baseadas nas normas vigentes de segurança alimentar. A​ qualidade, por outro lado, tem sido cobrada pelos consumidores no sentido da obtenção de alimentos​ mais saudáveis, mais nutritivos e sensorialmente atraentes, através de métodos que causem menos impacto ambiental. Sendo assim, a implementação de ações para​ assegurar a qualidade exige o comprometimento de todas as pessoas envolvidas no​ processo produtivo.

Dessa forma, preparamos este E-book com o objetivo de mostrar as experiências e​ os resultados dos cursos relacionados ao processamento de doces, geleias, conservas​ vegetais e processamento de frutas.

Clique aqui para fazer o download gratuito do E-book.

“Receitas das Amigas”

Apresentação

O projeto para a organização do E-book Receitas das Amigas surgiu como uma forma de escape para o momento de isolamento em que estamos vivendo. Eu tenho amigas que são verdadeiras “chefs” de cozinha e durante a pandemia elas começaram a postar os pratos que faziam, compartilhando experiências gastronômicas, suas receitas, e suas fotos belíssimas! Momentos de trocas e apoio mútuo em tempos tão difíceis, elas mostravam como o amor por cozinhar para os seus podia realmente agregar, unir, acalentar os corações! Então sugeri organizar esse E-book, prontamente aceito por elas, como uma forma de Celebrar a Vida, Celebrar a Amizade. Espero que gostem! Bom apetite!

Clique aqui para fazer o download gratuito do E-book.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:

Youtube: IF Baiano Itaberaba

Instagram: @ifbaiano.itaberaba

Facebook: @ifbaiano.itaberaba

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22

Diretora Geral Pró-Tempore: Ozenice Silva dos Santos
E-mail: gabinete@itaberaba.ifbaiano.edu.br
Telefone: (75) 98302-6658 | (71) 98141-5536

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br