Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Programas Institucionais
Última atualização: 08/02/2017 - 16:23 horas | Data de publicação: 08/02/2017 - 16:23 horas

Programas de Estímulo ao Ensino, Pesquisa e Extensão

PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria da educação básica pública. No IF Baiano, está vinculado a Pró-Reitoria de Ensino, tendo como título “Práxis pedagógica que (trans)forma: da iniciação à docência à perspectiva transdisciplinar na educação básica”.

Saiba mais:

http://pro-reitorias.ifbaiano.edu.br/portal/proen/programas-e-acoes-programa-pibid

http://portal.mec.gov.br/pibid

PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Programa de Estímulo à Pós-graduação

Programa de Estímulo a Pesquisa no IF Baiano

 

PIBIEX – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão

Entre outros objetivos, o PIBIEX tem o objetivo de promover o envolvimento de estudantes e servidores em atividades de extensão que favoreçam a integração do IF Baiano com a sociedade, através da busca da valorização da realidade local e regional, com a produção de conhecimento contextualizado. Na sua modalides junior, o programa seleciona os estudantes do Ensino Médio Integrado ou Subsequente.

Saiba mais http://pro-reitorias.ifbaiano.edu.br/portal/proex/pbiex/

Programa Ciência Itinerante

PFRH – Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras

Programas de Âmbito Nacional e Regional

Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Mulheres Mil

Programa Segundo Tempo

Programas de Fomento a Internacionalização

Ciências sem Fronteiras

Idiomas sem Fronteiras

Programas de Apoio ao Estudante

PAISE – Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante

Destinado aos discentes regularmente matriculados que possuam renda per capita de até um salário mínimo e meio vigente (Decreto 7.234/2010), para garantia de permanência na instituição durante os anos da formação acadêmica. Entre os benefícios do programa estão Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Auxílio Material Acadêmico, Auxílio Uniforme, Auxílio Cópia e Impressão, Auxílio Creche, Auxílio Eventual, Auxílio Permanência e Auxílio PROEJA.

PROADA – Programa de Apoio à Diversidade e Ações Afirmativas

Consiste na criação de ações e espaços para reflexões referentes à diversidade (Necessidades específicas, etnia, gênero, religião, orientação sexual, respeito ao idoso), combatendo os preconceitos, reduzindo as discriminações e aumentando a representatividade dos grupos minoritários. Garante, aos estudantes com necessidades específicas, as condições legais e adequadas, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento profissional.

Pró-Saúde – Programa de Assistência Integral à Saúde

Visa criar mecanismos para viabilizar assistência ao estudante, através dos serviços de atendimento médico, odontológico, acompanhamento psicológico, enfermagem, nutrição, incluindo ações de prevenção, promoção, tratamento e vigilância à saúde dos estudantes.

PROAP – Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico

Envolve os estudantes, pais e/ou responsáveis, professores para acompanhar os estudantes em seu desenvolvimento integral, a partir das demandas diagnosticadas no cotidiano institucional.

PINCEL – Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer

Tem como finalidade garantir aos estudantes o exercício dos direitos culturais e as condições necessárias para prática da cultura esportiva, do lazer e do fazer artístico, visando à qualidade do desempenho acadêmico, à produção do conhecimento e à formação cidadã.

PROPAC – Programa de Incentivo à Participação Político- Acadêmica

O programa visa à realização de ações que contribuam para o exercício da cidadania e do direito de organização política do estudante, estimulando a representação discente (através da formação de grêmios, centros e diretórios acadêmicos) e garantindo o apoio à participação em eventos internos, locais, regionais, nacionais e internacionais de caráter sociopolítico. Para tanto, o Projeto Político Pedagógico Institucional prevê a participação dos estudantes nos assuntos relativos às questões pedagógicas, administrativas e financeiras do IF Baiano.

PEDH – Programa de Educação em Direitos Humanos

O programa busca conciliar ações que promovam e defendam os direitos humanos no âmbito do IF Baiano e das comunidades que compõem o seu percurso educativo. Concebida como uma ação humana, a educação não está restritas apenas aos espaços formais de aprendizado, a exemplo da escola, mas se expande em espaços educativos informais. Nesse sentido, toda e qualquer instituição de ensino deve estar pautada em dois princípios basilares: não discriminação e ética. O Programa se materializa através dos Núcleos de estudos: Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), de Comunidades Tradicionais (NECT), sobre Diversidade Sexual (NEDS), de Inclusão da Mulher (NEIMU), de Apoio ao Adolescente sob Medidas Socioeducativas (NAMES).

PRÓ-COTAS – Programa de Cotas

Garante a reserva de até 50% das vagas em todas as modalidades dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, além da reserva de vagas a estudantes que se declararem pretos, pardos e indígenas, em número proporcional ao último Censo Demográfico do IBGE. Para as pessoas com deficiência, o percentual mínimo será de 5% das vagas totais dos cursos. O acesso à educação superior será regulamentado pelo Sistema Único de Seleção Unificada do MEC.

PAPNE – Programa de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

Assegura o direto às pessoas com necessidades específicas, o acesso, permanência e saída exitosa do IF Baiano, na perspectiva da emancipação e da inserção no mundo do trabalho. Através do programa são garantidos o atendimento educacional especializado, o redimensionamento do contexto educacional e a acessibilidade. É constituído pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

PIJAEP – Programa de Inclusão do Jovem e Adulto na Educação Profissional

Destinado às pessoas jovens e adultas, visando à formação de cidadãos emancipados, preparando-os para atuação no mundo do trabalho, conscientes de seus direitos e deveres políticos e suas responsabilidades para com a sociedade e o meio ambiente. Propõe a integração da educação profissional com a educação básica na modalidade EJA, proporcionando a elevação de escolaridade, a inclusão digital e a qualificação profissional a jovens e adultos que, por alguma razão, tiveram as trajetórias da formação descontinuadas ou interrompidas. Compõem o Programa, os seguintes Núcleos: de Educação e Inclusão da Terceira Idade (NEITI); de Educação para Apenados (NEPA); de Apoio, Prevenção e Ressocialização de Adctos (NAPRA); de Educação para Sustentabilidade do Campo (NESC).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22

Diretora Geral: Ozenice Silva dos Santos
E-mail: gabinete@itaberaba.ifbaiano.edu.br
Telefone: (75) 98302-6658 | (71) 98141-5536

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br