Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Extensão
Última atualização: 14/02/2023 - 14:35 horas | Data de publicação: 02/08/2017 - 11:37 horas
O QUE É EXTENSÃO?

A proposta da Extensão é ampliar a produção de conhecimentos, saberes e práticas associados ao Ensino e Pesquisa, oferecendo à comunidade a possibilidade de desenvolvimento local e regional. A Extensão transmite práticas educativas valorizando a promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

Esse trabalho acontece através das ações desenvolvidas por docentes, técnico-administrativos e discentes. A constituição da Extensão no IFBaiano busca difundir, socializar e democratizar os conhecimentos produzidos e adquiridos em nosso campus.

O IFBaiano compreende que a Extensão vislumbra a necessidade de ação relacional e de diálogo com a sociedade, enfatizando demandas sociais, compactuando com um modelo inclusivo e diversificado, para o qual o desenvolvimento deve ser igualitário, centrado no princípio da cidadania.

EQUIPE

Coordenador de Extensão: Juliana Carvalhais Brito
Coordenadora de Extensão Substituta: Carla Ferreira da Silva Machado
Contato: extensao@itaberaba.ifbaiano.edu.br

CONHEÇAM O MANUAL DE EXTENSÃO DO IF BAIANO

Neste Manual, você encontra todas as informações necessárias para conhecer a política de extensão do IF Baiano e construir sua trajetória de extensionista.

Manual

CADASTRO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

Nesta seção, disponibilizamos, de forma sequenciada todos os documentos necessários para o cadastro, execução e prestação de contas de seus projetos. Antes de iniciar qualquer projeto, é importante conhecer as áreas temáticas da extensão e os principais formulários utilizados. Em caso de dúvidas, a coordenação de extensão prestará as devidas orientações.

ORIENTAÇÕES GERAIS DO SETOR DE EXTENSÃO

Aqui, orientamos como cadastrar seu projeto, realizar de forma eficiente e correta o uso dos recursos financeiros, prestar contas e realizar a devolução de possíveis saldos. Leiam cuidadosamente cada documento.

ORIENTAÇÕES PARA A OFERTA DE CURSOS FIC

Os cursos FIC são cursos de Formação Inicial ou Continuada normatizados pela Resolução n°11 de 13 de março de 2018. A Formação Inicial e Continuada – FIC é um processo de qualificação profissional voltado à formação de trabalhadores (as), para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, associado ou não à elevação da escolaridade, que pode estar integrado a projetos e programas destinados à formação de jovens e adultos (as).

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Projeto: Ciclo de Filmes – Cinema, pensamento e sociedade.
Coordenador: Renato Salgado de Melo Oliveira.

Projeto: Desenvolvimento de recursos didáticos para o aprendizado sobre as características ambientais de Itaberaba, Bahia.
Coordenador: Fábio Gonçalves da Silva.

Projeto: Litera ser-tão.
Coordenador: Elton Linton O. Magalhães.

Projeto: Mulheres invisíveis: saltos que se produzem para a vida.
Coordenador: Ozenice Silva dos Santos.

Projeto: Vixe Mainha: Empoderamento para mulheres do campo.
Coordenador: Lizziane Argôlo Batista.

Projeto: PARAGUADANÇA: A cultura, o corpo e IFbaiano em movimento.
Coordenador: Cecília Nunes da Silva.

Projeto: Intercâmbio de saberes: o IF Baiano e a comunidade indígena Payayá trocando conhecimentos.
Coordenador: Quercia de Oliveira Cruz.

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são técnicos e rápidos em qualificação profissional que objetivam inserir o discente no mundo do trabalho e/ou melhorar a sua atuação profissional.

Eles são ofertados nas modalidades de ensino presencial, semipresencial ou à distância a depender da necessidade, da estrutura disponível nos campi e da demanda apresentada.

Clique no link abaixo para acessar a página dos Cursos FIC:


Cursos de Formação Inicial e Continuada
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22

Diretora Geral: Ozenice Silva dos Santos
E-mail: gabinete@itaberaba.ifbaiano.edu.br
Telefone: (75) 98302-6658 | (71) 98141-5536

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br