Campus Itaberaba realizará atividades em comemoração ao dia do Estudante
Atualizado em 20 de junho de 2023 às 13:53 horas | Publicado em 8 de agosto de 2019 às 15:51 horas

Em comemoração ao dia do estudante (11/08) o Instituto Federal Baiano Campus Itaberaba realizará, na próxima segunda-feira (12/08), a inauguração do novo Espaço do Grêmio Estudantil e da primeira Cordelteca dos Institutos Federais na Bahia. No mesmo dia, a Biblioteca Campus Itaberaba promoverá atividades para interação da comunidade, como Relançamento do livro “Sala de Versos e Rimas”, com sorteio de livros e sessão de autógrafos dos alunos responsáveis pela elaboração da obra, ação “Roda de Poesia”, Indicação Literária “Li, recomendo e também recito poesia” e apresentação de banda local.

Neste evento, o Campus Itaberaba inaugurará o novo Espaço do Grêmio Estudantil e a primeira Cordelteca do Instituto Federal Baiano e da cidade de Itaberaba, que contará com mais de 300 títulos diferentes em seu catálogo, de textos clássicos aos contemporâneos, produzidos por cordelistas de todo o Brasil, disponível no espaço interno da Biblioteca do Campus Itaberaba. “O espaço ainda é modesto, mas já é um passo importante tanto para o nosso campus quanto para a cidade e principalmente para a rede de Institutos Federais que podem seguir o exemplo e iniciar uma política de aquisição de textos em Cordel para as bibliotecas de todos os campi. O meu sonho é ver, quem sabe um dia, cada biblioteca, de cada instituto, com o seu próprio espaço reservado para a literatura popular brasileira, tão importante para a formação da nossa identidade. Além de doar uma parte do meu acervo pessoal, fruto de anos de pesquisas e aquisições, pude contar com a ajuda de muitos amigos cordelistas da Bahia, de Sergipe e do Rio de Janeiro, que gentilmente cederam folhetos da própria safra, colaborando assim com a manutenção e divulgação da nossa literatura popular.”, afirma o Professor Elton Magalhães. “Foi um trabalho árduo, desde a articulação com colegas cordelista para que estes gentilmente cedessem seus materiais de trabalho sem custo para a instituição até a própria montagem do espaço. Porém foi muito satisfatório e gratificante, realmente a realização de um sonho!”, encerra o professor.

O livro “Sala de Versos e Rimas” é resultado de textos didáticos em forma de cordel, produzidos por alunos do Curso Técnico Integrado em Agroindústria. O projeto é uma idealização do professor de Língua Portuguesa Elton Magalhães, que é o organizador da obra, poeta e cordelista. O livro surgiu a partir de oficinas de produção de textos realizadas durante o ano de 2018, através de um projeto integrador com professores de diversas áreas. “Nesse material, nos deparamos com conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e até Matemática. E o mais interessante: todos os textos foram produzidos dentro da forma tradicional do Cordel, as chamadas sextilhas (estrofes de seis versos e sete sílabas), respeitando a rima, a métrica e a oração – o tripé que sustenta esse gênero textual.”, conta o organizador da obra Professor Elton Magalhães. No total, são 16 textos produzidos pelos alunos, que escolheram conteúdos de sua afinidade, e um texto do professor, que já tem uma longa trajetória com o cordel e vêm, há tempos, realizando palestras e oficinas em escolas, universidades, feiras e festivais no estado e até fora do país.

Segue abaixo programação:
13:45 – Inauguração do Espaço do Grêmio Estudantil;
14:00 – Inauguração da Cordelteca;
14:30 – Relançamento do Livro “Sala de Versos e Rimas”;
15:00 – Roda de poesia / Indicação Literária “Li, recomendo e também recito poesia”;
16:15 – Sessão de autografo dos alunos responsáveis pela obra “Sala de Versos e Rimas”;
16:30 – Apresentação de banda local.

Local: Biblioteca do IF Baiano – Campus Itaberaba, Rodovia BA-233, km 04, Itaberaba – BA, 46880-000.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22