I Semana de Tecnologia da Informação
Atualizado em 20 de agosto de 2011 às 16:15 horas | Publicado em 20 de agosto de 2011 às 16:15 horas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Bom Jesus da Lapa realizou nesta última semana (10 a 14/08/2011) a sua I Semana de Tecnologia da Informação contando com o apoio de toda a comunidade envolvida.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e contou com a participação do diretor geral em exercício, Simião Pires, dos diretores gerais de ensino, os professores Estácio Moreira e Davi Silva e do represente da Reitoria o professor José Henrique Santos. As falas destacaram a necessidade da continuidade de uma educação pautada nos pilares ensino, pesquisa e extensão e na promoção das práticas de informação inseridas nos diversos âmbitos das ciências, tendo como alvo uma educação de qualidade para todos, visando à melhoria na qualidade de vida.

A palestra inicial Tecnologia e Inovação: Contribuições da Prospecção Tecnológica e Institucional, ministrada pelo professor Me Professor Heron F. Souza, do Instituto Federal de Educação da Bahia, campus Barreiras, abriu o ciclo de palestras da semana e enfatizou a contribuição da tecnologia para os tempos hodiernos, ressaltando a importância da gestão do conhecimento no âmbito da sociedade contemporânea.

Foram oferecidos 13 minicursos, ministrados simultaneamente com 7 palestras, em 5 espaços diferentes, durante toda a semana, atendendo à demanda dos diversos participantes que ainda tinham a possibilidade de assistirem a filmes temáticos, no auditório principal durante o período noturno.

Os minicursos e palestras contaram com a colaboração dos professores dos campi do IF Baiano, do IFBA Barreiras, professores da UNEB, professores e diretores locais que cederam o espaço de suas escolas para a realização dos minicursos e técnicos em educação que contribuíram para o desenvolvimento de toda a programação do evento.

A oficina Inclusão Digital e Terceira Idade, ministrada no domingo, último dia do evento, Dia dos Pais, culminou com a entrega do prêmio Estácio Moreira, aos colaboradores, Fabrício Lima, representando os técnicos administrativos, ao professor Marcelo Moreira West, representando os palestrantes do Campus, ao professor Heron Ferreira, representando os palestrantes convidados e ao aluno Manoel Mizak Damasceno, como representante dos discentes (monitores).

O último prêmio, a medalha CONDAF (CONSELHO DE DIRETORES DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS), foi entregue pelo diretor geral, professor Ariomar Rodrigues, ao professor Davi Silva, coordenador geral de ensino, como reconhecimento ao bom desempenho das atividades de coordenação do evento.

Ressaltando a importância, do bom profissional, para uma gestão eficaz das novas tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento das práticas educativas, o diretor geral, convidou a comunidade geral para a segunda Semana de Tecnologia da Informação eagradeceu a todos pela participação.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501