Inicia nova gestão no IF Baiano
Atualizado em 28 de março de 2014 às 20:14 horas | Publicado em 28 de março de 2014 às 20:14 horas
A posse foi no último dia 18/03/2014.
Após a posse do reitor, Geovane Nascimento, o Instituto Federal Baiano passa por um momento de transição com a chegada da nova equipe de trabalho. “Temos vontade política e coragem para colocar em prática a nossa Plataforma de Gestão, a qual foi construída coletivamente e aprovada pela grande maioria dos estudantes, técnicos-administrativos e docentes do IF Baiano”, afirmou o reitor, em seu discurso de posse. “Iremos avançar com a prática da gestão democrática, responsável e participativa”, complementa.
Um dos destaques da proposta para gestão 2014-2018, é a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional. “Não mediremos esforços para honrar e cumprir o PDI, o documento mais importante da Autarquia, que a comunidade acadêmica terá a oportunidade de construir e se apropriar”, afirmou o reitor.
Em seu discurso, o professor Geovane citou outras propostas ligadas ao desenvolvimento do Ensino aliado a Pesquisa e Extensão, bem como o apoio às organizações estudantis e ações para capacitação e qualificação de servidores. “Creio que seremos um bom exemplo de gestão democrática e sonhamos ser uma instituição pública de ensino em que a comunidade acadêmica tenha orgulho de pertencer, e que a sociedade a reconheça por sua excelência e governança da coisa pública”,concluiu.
O estudante do curso Técnico em Agropecuária – Campus Itapetinga, Odair Campos, acredita que muitas mudanças devem ocorrer para sanar as demandas mais urgentes. “Acho que ele devia montar uma comissão, com quatro alunos de cada campus, que tentaria mostrar a ele as demandas, ajudando-o a resolver os problemas”, sugeriu. “Acho que uma boa gestão requer a participação dos estudantes, pois, ninguém mais do que nós, sabemos do que queremos”, concluiu.
Já a estudante do curso Técnico em Agrimensura – Campus Catu, Renata Santos, espera “que o nosso novo gestor possa trazer grandes benefícios para o Instituto, novos recursos tecnológicos e, principalmente, novos cursos para Campus Catu”, afirma. Ela ainda deseja que, com a nova gestão, os estudantes tenham mais oportunidades para demonstrar os estudos que desenvolvem, a fim de divulgar o Instituto.
Uma das expectativas dos servidores, além de uma gestão participativa, é a existência de um clima organizacional harmonioso e que proporcione qualificação. “Espero que sejam oferecidos mais cursos e iniciativas de qualificação dos trabalhadores do Instituto, refletindo assim numa melhoria dos fluxos de trabalho e desempenho de suas atividades”, afirmou o assistente em administração, Igor Peneluc.
Novo Reitor – Vencedor das eleições, que aconteceram em 3 de dezembro do ano passado, com 45,643% dos votos, o professor Geovane nascimento tomou posse em 18 de março, no Ministério da Educação, em Brasília.
FONTE: Blog Bem Baiano (Texto Integral)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501