Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas – ENET
Atualizado em 2 de maio de 2014 às 16:20 horas | Publicado em 2 de maio de 2014 às 16:05 horas

O Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas – ENET foi realizado na cidade de Brasília, no Instituto Federal de Brasília, entre os dias 18 e 21 de abril, e reuniu estudantes de vinte e cinco estados do país.

Participaram do evento os representantes discentes do Curso Técnico em Informática Leonardo Cardoso e Bruno Vanderlei, Fabiana Gonçalves, e do Curso Técnico em Agricultura, Tassiane Almeida, que se uniram à delegação do IF Baiano e demais estudantes na discussão sobre temas relevantes, como a expansão da Rede Federal de Ensino, a Política de Assistência Estudantil, os investimentos no ensino técnico, a falta de professores, entre outros. O discente Leonardo Cardoso avaliou positivamente o evento: “A minha participação no ENET 2014 me fez conhecer novos rumos, e eu pude debater e ajudar a buscar soluções para as dificuldades encontradas em cada campus, a partir das experiências compartilhadas. Emocionei-me e fui motivado pela força e coragem dos estudantes que participam de movimentos em todo o país. Trocamos ideias sobre o movimento estudantil e sobre a luta por educação melhor, e foi possível perceber a força e o impacto positivo do movimento estudantil na construção de uma educação de qualidade.”

Foram realizadas diversas plenárias, das quais participaram, ao todo, mais de mil e quinhentos alunos, sendo representados, ao todo, mais de oitenta grêmios estudantis.

O encerramento do encontro aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, onde foi aprovada a nova diretoria da FENET, sendo apresentadas, também, as propostas construídas nos grupos de debates realizados durante todo o evento. Na ocasião, os organizadores do evento fizeram uma homenagem aos militantes mortos pela Ditadura Militar, fazendo referência aos 50 anos do Golpe Militar que  foi instaurado no país para reprimir os avanços da luta popular e do movimento estudantil.

Os alunos afirmaram que o evento foi estratégico, considerando que está sendo criado o Grêmio Estudantil no campus Bom Jesus da Lapa.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501