Prêmio Guia do Estudante – Inscrições até 18 de setembro
Atualizado em 3 de junho de 2014 às 20:16 horas | Publicado em 3 de junho de 2014 às 20:16 horas

As inscrições para a quinta edição do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano –estão abertas de 30 de maio a 18 de setembro de 2014.

O que é o prêmio
O Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano, que faz parte dos Prêmios Santander Universidades 2014, tem como objetivo reconhecer as instituições de ensino superior (IES) que mais se destacaram nos últimos doze meses – de julho de 2013 a junho de 2014 – em quatro aspectos do mundo acadêmico. Essas áreas – que são as próprias categorias – são definidas, em cada edição, de acordo com os temas mais relevantes para o desenvolvimento da educação superior em nosso país.
Inscrições
A premiação é aberta a todas as IES brasileiras. A inscrição, que pode ser feita por um docente ou gestor da IES (não importando o seu cargo), se dá por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, acessado pelo link abaixo:
Categorias para 2014:
Inclusão: Identificar as IES que mais têm se destacado na criação e na implementação de programas de inclusão, de modo a garantir o acesso e a permanência na instituição de estudantes de baixa renda, provenientes de escolas públicas, indígenas, negros ou com necessidades especiais, entre outros.
Inovação no ensino: Reconhecer as IES que focam na melhoria da formação acadêmica de seus alunos por meio de práticas pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas de ensino, aprendizagem significativa e baseada na resolução de problemas, teoria aliada à prática, interdisciplinaridade e educação empreendedora e para a inovação etc.
Formação docente: Apontar as IES que investem na capacitação e na formação continuada do seu corpo docente – com cursos, treinamentos etc – de forma a aprimorar a qualidade e o desempenho dos professores e melhorar a relação de ensino e aprendizagem dos seus estudantes.
Parcerias acadêmicas: Selecionar as melhores iniciativas desenvolvidas pelas IES que propiciem a troca de conhecimentos e experiências com outras instituições de ensino – nacionais e/ou estrangeiras – como intercâmbio acadêmico de alunos ou professores, parcerias para desenvolvimento de pesquisas ou projetos etc.
— As instituições podem se inscrever em quantas categorias quiserem. Também é possível a inscrição de mais de um projeto em uma mesma categoria. As inscrições podem ser feitas pela instituição como um todo ou por departamentos ou cursos específicos, de acordo com o que fizer mais sentido com a realidade de cada projeto.
— Os projetos ou iniciativas descritos deverão, necessariamente, ter sido implementados. Serão considerados aqueles realizados ou que estavam em vigor entre julho de 2013 e junho de 2014.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a redação pelo e-mailpremiodestaquesdoanoge@abril.com.br

Editora Guia do Estudante – Editora Abril

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000