Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Alunos do Curso Técnico em Informática participam da Latinoware 2014 em Foz do Iguaçu
Atualizado em 16 de outubro de 2014 às 16:36 horas | Publicado em 16 de outubro de 2014 às 16:36 horas

 

O IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa participa da XI Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2014) em Foz do Iguaçu com 40 (quarenta) alunos do módulo III do Curso Técnico em Informática.

Neste módulo os alunos lecionam a disciplina Administração de Sistemas Livres, que tem como principal objetivo conhecer as características de um sistema livre, além de executar ações de configuração, atualização e gerenciamento nestes sistemas.

Acompanhados pelo monitor Bruno e pelas professoras Ana Carla e Lais, desta disciplina, os alunos terão a oportunidade de assistir e conversar com profissionais renomados em Software Livre, de ver e utilizar as mais novas tecnologias livres, além de trocar conhecimento com mais de 4 mil participantes do evento.

Sobre o Latinoware 2014

Na semana em que completou 10 anos de implantação, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) abre as suas portas para receber um dos maiores eventos de software livre da América Latina. A 11ª edição da Latinoware, que começou ontem (15) e segue até sexta-feira (17), deve reunir mais de 4 mil participantes do Brasil, Paraguai, México, Venezuela, Argentina e Peru.

Organizador da Latinoware desde a primeira edição, juntamente com a Itaipu Binacional, o Serpro e a Celepar, esta será a nona vez consecutiva que o PTI sedia o evento. Para isso, além de toda a infraestrutura do Parque, mais de 100 colaboradores da Fundação PTI estão diretamente envolvidos com a realização da Conferência. Hoje, a Latinoware é o maior evento promovido pelo PTI, que, nas últimas dez edições, reuniu um público total de mais de 62 mil pessoas.

A Latinoware 2014 terá diversas novidades, como um simulador de cabine de navio da Marinha do Brasil, oficina de robótica da Lego e a presença do designer brasileiro que reconstruiu digitalmente o rosto de Santo Antônio, em 3D. Durante os três dias, serão promovidas 235 atividades, entre palestras e minicursos, ministradas por 142 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Suécia.

A abertura oficial será 14h, no Cineteatro dos Barrageiros. Antes, o diretor-presidente da Linux Internacional, John Maddog Hall, faz a palestra magna “GNU/Linux – Isto não é mais 1984 ou 1969”, às 10h, também no Cineteatro dos Barrageiros. Esta será a 11ª participação de Maddog, presente em todas as edições da Latinoware. Ele é um dos keynotes – palestrantes principais da conferência, que terá uma palestra magna ao dia.

 

 

Atrações

Um simulador de cabine de navio baseado em software livre, da Marinha do Brasil, será instalado na área do evento para que público conheça este sistema de navegação eletrônica, nos dias 15, 16 e 17.

O equipamento foi desenvolvido pela Marinha em parceria com empresas de tecnologia e as universidades UFRJ, UFF e USP. A estrutura permite que o comandante opere o navio a partir de diferentes perspectivas. Uma imagem projetada de 180 graus mostra a Baía de Guanabara, à frente, e o morro do Pão de Açúcar. O simulador possui dispositivos como GPS e radar militar, entre outros.

Nos três dias da conferência, o Espaço Ñandeva abrigará uma oficina inédita de robótica, com peças produzidas pela Lego, maior fabricante de brinquedos do mundo. Uma equipe com 13 instrutores do Sesi, parceiro da empresa, ajudará o público a programar os robôs do Lego Mindstorms, das 10h às 18h.

Na sexta-feira (17), o designer gráfico Cícero Moraes, fará a palestra “Reconstruindo o passado, o presente e o futuro com o Blender 3D e o SL”. A apresentação será as 15h15, no Espaço Brasil. O especialista foi o responsável pela reconstrução da face de Santo Antônio em 3D, em parceria com o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, na Itália. Esta será a sexta participação seguida do designer na Latinoware. Há dois anos, ele usa programas como Blender e Inkscape para reconstrução facial forense.

Já a área da feira da Latinoware terá 29 estandes de empresas como Mozilla Firefox; ThoughtWorks (consultoria global em tecnologia de informação), Red Hat (líder em desenvolvimento de soluções em código aberto), Utah Networks (soluções em open source), loja oficial da Latinoware, entre outros.

Mais informações em: http://2014.latinoware.org/

   

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501
Diretor: Geângelo de Matos Rosa
E-mail: gabinete@lapa.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br