Campus Bom Jesus da Lapa compõe grupo de trabalho para construção de projeto de curso voltado para povos quilombolas
Dando continuidade a uma agenda de trabalho instituída em janeiro de 2017, com a realização do I Encontro Interterritorial Quilombola e Audiência Pública para a Educação Quilombola, o Campus Bom Jesus da Lapa instituiu grupo de trabalho responsável pela construção de uma proposta de curso superior em Engenharia Agronômica a ser submetida ao Edital do Programa Nacional de Educação em áreas de Reforma Agrária, no próximo mês.
A referida proposta assenta-se na luta dos povos quilombolas dos quatro territórios presentes no evento: Bacia do Rio Corrente, Velho Chico, Chapada Diamantina e Sertão Produtivo. O movimento é constituído de uma ação articulada com o Conselho Regional Quilombola (CRQ) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, envolvendo o IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa, a Universidade do Estado da Bahia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
O curso definido atende aos anseios levantados na audiência quilombola, além de se apresentar como a proposta mais compatível com a expertise do Campus Bom Jesus da Lapa. A comissão responsável pela elaboração do projeto congrega servidores das instituições envolvidas, militantes e agentes sociais ligados ao movimento quilombola dos territórios envolvidos.
Fonte: Comissão de Implantação