Delegação de alunos e servidores do Campus Bom Jesus da Lapa participam da Mostra de Iniciação Científica e Seminário de Extensão, Inovação e Cultura 2019
Atualizado em 16 de outubro de 2019 às 22:33 horas | Publicado em 16 de outubro de 2019 às 8:22 horas

Uma delegação de alunos e servidores do Campus Bom Jesus da Lapa participou, no período de 02 a 03 de outubro de 2019, da Mostra de Iniciação Científica e Seminário de Extensão, Inovação e Cultura 2019, que ocorreu no Campus Senhor do Bonfim, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento é realizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão e busca difundir o conhecimento científico, através do estímulo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, mediante o financiamento anual de ações e programas.
Na categoria Extensão, foram 07 projetos participantes. Na categoria pesquisa, 03. As apresentações ocorreram na forma de comunicação oral e exposição de pôsteres. O Campus Bom Jesus da Lapa recebeu duas premiações: O projeto de Pesquisa Caracterização físico-hídrica do solo em área de cultivo de citros no semiárido baiano, coordenado pelo prof. Antônio Hélder Rodrigues Sampaio, foi avaliado em segundo lugar na categoria comunicação oral. O projeto de Extensão Construção participativas de indicadores de qualidade do solo para agroecossistemas familiares em transição agroecológica situados nos Municípios de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, coordenado pelo prof. Emerson Alves dos Santos, recebeu o primeiro lugar na categoria pôster.
Para a estudante Solange Ferreira, bolsista de extensão, o sentimento que fica após esta premiação “É de uma imensa felicidade, pois simboliza o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por um ano em comunidades rurais da qual fazemos parte.” Solange destaca ainda o papel da extensão no desenvolvimento social, reforçando que “tem sido gratificante contribuir, de alguma forma, para a melhoria dos sistemas produtivos dos agricultores familiares do médio São Francisco. A extensão tem sido complementar à pesquisa, tornando mais participativa e prazerosa a nossa interação com a Comunidade.”. Já o estudante Givanilson Pereira, também bolsista de extensão, ressalta que o prêmio desperta um “sentimento de trabalho cumprido com êxito e grande orgulho de trazer um prêmio de um evento tão importante para o meu campus. Com o projeto, tivemos a oportunidade de associar a pesquisa com a extensão, fazendo com que os próprios agricultores avaliassem o solo com mais critério utilizando métodos simples, práticos, de fácil manuseio e interpretação, assim, adotando manejos conservacionistas do solo”.
Tais falas reforçam o papel da extensão na formação acadêmica, enquanto ferramenta que proporciona maturidade intelectual, o engajamento social e o fortalecimento do tripé com a pesquisa e com a extensão.
Em se tratando especificamente da premiação na categoria projetos de pesquisa, o prof. Antonio Hélder pontua os significados que devem ser atribuídos a este processo, considerando tratar-se de um “incentivo aos alunos para se dedicarem à pesquisa e buscarem soluções inovadoras aos problemas enfrentados pelos agricultores.” A aluna Gisele Gonçalves, bolsista de pesquisa, por sua vez, acrescenta que “foi uma honra representar o Campus Bom Jesus da Lapa na VI MIC e ter recebido essa premiação. Percebo que todos os esforços valeram a pena. Agradeço a premiação e a compartilho com todos aqueles que contribuíram para a realização desse trabalho.”
Confiram algumas fotos representativas do evento:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501