Campus Lapa lança periódico com instituições parceiras de três estados
Atualizado em 22 de abril de 2021 às 22:22 horas | Publicado em 22 de abril de 2021 às 22:22 horas

A Revista Velho Chico reúne 16 artigos e está disponível para download gratuitamente

Com o objetivo de reunir pesquisas acadêmicas em um produto próprio da unidade, o Campus Bom Jesus da Lapa do IF Baiano lançou, na última segunda-feira (19), a revista de divulgação científica Velho Chico. O periódico, semestral e de formato digital, reúne em sua primeira edição, 16 artigos elaborados por pesquisadores do Instituto e de instituições de ensino da Bahia, São Paulo e Espírito Santo. O material está disponível para download gratuito no site da revista (clique e confira).

Para o desenvolvimento e lançamento desta primeira edição, o Campus Bom Jesus da Lapa uniu forças a pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, de São Paulo. O periódico surgiu com o objetivo de publicar trabalhos acadêmicos de graduação ou pós-graduação, submetidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior.

“A construção da revista partiu da necessidade de instituir, no âmbito do campus, um espaço para publicar produções acadêmicas resultantes de relatos de experiências de projetos de extensão, artigos científicos de graduação e pós-graduação e trabalhos de natureza similar”, explica o coordenador de Extensão do Campus Lapa, Junio Batista, que também é editor gerente da revista. O representante comenta ainda que o projeto da revista se desenvolve de forma articulada entre as coordenações de Extensão, Pesquisa e de Cursos Pós-graduação da unidade.

A edição dispõe de 256 páginas, compostas por uma coletânea de artigos científicos inéditos e originais, que são produtos de estudos teóricos e de pesquisas concluídas em educação, linguagens, sociedade e meio ambiente. “As pesquisas estão inseridas nas linhas de conhecimento da Educação, trabalho e movimentos sociaisSociedade, território e culturaProcessos pedagógicos, práticas educativas e aprendizagem; bem como, Linguagens, meio ambiente e sustentabilidade”, informa Junio Batista.

Pesquisadores que desenvolvem pesquisas e atividades nessas linhas de conhecimento podem submeter trabalhos à revista. Basta aguardar a abertura de inscrições para a próxima edição, que tem previsão para o segundo semestre deste ano. Os interessados devem ficar atentos ao site da Revista Velho Chico, onde podem ser acessadas as diretrizes de autores e os dados de catalogação, e às redes sociais do Campus Bom Jesus da Lapa, que divulgarão a abertura de inscrições de artigos para publicação na próxima edição.

A previsão é que sejam divulgados, na nova edição, cerca de 20 artigos. Saiba mais sobre o editorial e equipe responsável (clique aqui).

Matéria original em https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/campus-lapa-lanca-periodico-com-instituicoes-parceiras-de-tres-estados/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501