Professor do campus de Bom Jesus da Lapa publica cordel para uso instrucional sobre a segurança do trabalho rural
Atualizado em 10 de agosto de 2021 às 12:02 horas | Publicado em 10 de agosto de 2021 às 12:02 horas

A saúde e segurança do trabalhador rural é um importante assunto que deve ser discutido entre os profissionais do setor agrícola. No Brasil ocorrem muitos acidentes de trabalho que resultam em lesões, doenças ocupacionais e até mesmo no óbito de trabalhadores do campo. Pensando nisso, o Prof. Alex Leal, do IF Baiano – de Bom Jesus da Lapa – elaborou um Cordel com potencial utilização para apoio nas ações de instrução de segurança ocupacional nas práticas agrícolas.

O Projeto de extensão “Segurança do Trabalho Rural explicada em Cordel”, vinculado ao edital de fluxo contínuo 06/2020, foi uma ação voltada a divulgação da norma de saúde e segurança do trabalhador na atividade rural e teve como objetivo proporcionar aos trabalhadores rurais, estudantes dos cursos de ciências agrárias (técnicos e superiores) e demais interessados no assunto, uma abordagem introdutória ao tema, considerando as especificidades da linguagem cordelizada.

Com o título “Cordel da NR-31: Desembolando no verso a Segurança do Trabalho Rural (na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura)” a produção escrita fornece algumas informações junto ao leitor, funcionando como um texto contributivo para a reflexão inicial sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho do campo.

Segundo o Prof. Alex Leal, autor do cordel, a “experiência de decodificar as informações da NR31 em cordel é uma tentativa de abordar o assunto de forma simples com os trabalhadores rurais, especialmente da região do semiárido, que estão mais habituados a linguagem cordelizada e percebem no cordel algo próximo e familiar. Assim, o assunto da prevenção de acidentes rurais ganha um importante aliado, uma vez que normas e textos legais nem sempre tem linguagem totalmente adequada ao público que precisa ser informado”.

A norma de Saúde e Segurança do Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura (NR-31) é de cumprimento obrigatório nas propriedades rurais e unidades agroindustriais. Portanto, deve ser conhecida por todos os envolvidos no setor primário: agricultores, pecuaristas, aquicultores e pelos profissionais de ciências agrárias (Eng. Agrônomos, Agrícolas, Florestais, de Pesca, Zootecnistas, Veterinários e Técnicos Agrícolas).

O cordel intitulado “Cordel da NR-31: Desembolando no verso a segurança do trabalho rural (na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura)” é um material com potencial utilização junto aos diferentes públicos interessados no tema e está disponível para Download gratuito no site do IF Baiano – Bom Jesus da Lapa.

Fonte do texto: Coordenador do Projeto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501