Congresso do IF Baiano – 23 a 26 de novembro de 2021
Atualizado em 23 de novembro de 2021 às 16:03 horas | Publicado em 23 de novembro de 2021 às 15:47 horas

O Congresso do IF Baiano intitulado de “Ciência, cultura digital e inovação: a produção do conhecimento no Ensino, Extensão, Pesquisa e Internacionalização em contexto de Pandemia“, realiza a sua 2a edição em 2021 e agrega ações, palestras e resultados de trabalhos e projetos no âmbito do Ensino, Extensão, Desenvolvimento Institucional, Pesquisa e Inovação. Em formato on-line, o II Congresso representa um espaço dialógico e de intercâmbio em nível nacional e internacional entre estudantes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as), gestores(as) para que possam encontrar pontos em comum e oportunidades de reconstrução solidária no que se refere às práticas pedagógicas, gestão, conhecimentos, pesquisa e inovação, diversidade, inclusão, gênero e as culturas digitais na educação.

É tempo de esperançar e reconstruir a educação a partir de boas práticas, de novas perspectivas, soluções e ideias com o intuito de apoiar e oferecer melhor qualidade de vida a todas as pessoas. Nesta 2a edição, reuniremos os seguintes eventos: a Mostra de Iniciação Científica (MIC 2021), o Seminário Institucional da Pós-Graduação (II SIP), o Simpósio de Internacionalização (II Sinter), o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (III SEIC), além de outros temas agregados.

Com o êxito de público e objetivos alcançados na edição anterior, ainda enfrentando a pandemia de Covid-19, propomos, em 2021, reunir discussões em torno do tema central, envolvendo desde a educação profissional técnica de nível médio à pós-graduação. A realização do evento tem à frente uma atuação conjunta entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, gerenciadas pela Reitoria do IF BAIANO. Em comum acordo, entendemos que o tema proposto se apresenta como o mais apropriado para esse momento, em virtude das urgências a serem discutidas e debatidas por toda a comunidade acadêmica e científica de nossa instituição.

O congresso ocorrerá de modo online, pela plataforma RNP, no período 23 a 26 de novembro de 2021, com palestras, mesa-redonda, atrações artísticas, apresentação de comunicações e premiações.

Você é nosso(a) convidado(a) para acompanhar, compartilhar experiências e construir conhecimento neste espaço que evidencia a ciência, cultura digital e inovação.

Link da programaçãohttps://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/congresso/programacao-2021/

23 de novembro de 2021

1. Abertura Oficial
Reitor Substituto: Marcelito Trindade Almeida
Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia: Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional: Hildonice de Souza Batista
Pró-Reitor de Ensino: Ariomar Rodrigues dos Santos
Pró-Reitor de Extensão: Rafael Oliva Trocoli
Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação: Luciana Mazzutti
Diretor Geral: Geovane Lima Guimaraes

2Conferência de Abertura: Diversidade é inovação na C&T.

Palestrante: Anna Maria Canavarro Benite (UFG)
Mediadores: HIldonice de Souza Batista

3. Popularização da ciência: caminhos a seguir
Mediação: Cristina Mascarenhas (Diretoria de Comunicação – IF Baiano)