IF Baiano lança edital para cursos técnicos com 120 vagas para Bom Jesus da Lapa e Região
Atualizado em 21 de janeiro de 2022 às 11:56 horas | Publicado em 21 de janeiro de 2022 às 11:21 horas

Campus Bom Jesus da Lapa oferta vagas para os cursos de Agricultura, Agroecologia, Informática

O ingresso de estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal Baiano em 2022 está com novo formato. Os 14 campi do IF Baiano lançam seus editais, com cronogramas próprios, para o ingresso em suas localidades. O Campus Bom Jesus da Lapa já lançou seu edital, disponibilizando 120 vagas em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição no período entre 14 de janeiro e 21 de fevereiro. Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência. O candidato será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção.

Cursos e vagas

O IF Baiano oferece cursos técnicos em seus 14 campi e 20 polos de Educação a Distância espalhados pela Bahia. No Campus Bom Jesus da Lapa, estão em oferta 120 vagas na modalidade Integrada, para quem tem o Ensino Fundamental completo.
Confira os cursos:

Agricultura  – 40 vagas
Agroecologia – 40 vagas
Informática  – 40 vagas

A unidade realizará plantão para as inscrições presenciais entre o dia 17 de janeiro e o dia 21 de fevereiro, das 8h às 13h, no Campus Bom Jesus da Lapa, localizado no Quilômetro 14, BR-349, S/N – Zona Rural, Bom Jesus da Lapa – BA, 47600-000.

Seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Novidades no Prosel 2022

De acordo com o presidente da Comissão Central de Processo Seletivo, Nilton de Santana dos Santos, a descentralização acontece este ano para otimizar o período entre as seleções e o início das aulas, por conta das diferenças nos calendários letivos dos campi em razão da pandemia e também da autonomia dos mesmos. “Cada um poderá fazer o seu processo de acordo com a sua necessidade e o seu período. [Caso o processo fosse unificado], os alunos de algumas unidades teriam que esperar muito tempo até que fosse iniciado todo o processo seletivo”, explica.Além da descentralização, outra mudança no processo de ingresso de estudantes é a implantação da Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Serão realizadas entrevistas com objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos e garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito. Os cursos de nível médio e técnico do IF Baiano reservam 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência.
Mais informações – Consulte o edital e acompanhe todas as atualizações da seleção para cursos técnicos do IF Baiano nesta página. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: prosel@lapa.ifbaiano.edu.br

Sobre o IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501