Troca de saberes sobre utilização e armazenamento de sementes é tema de projeto de extensão desenvolvido pelo campus de Bom Jesus da Lapa.
Atualizado em 24 de abril de 2022 às 10:09 horas | Publicado em 12 de abril de 2022 às 17:43 horas

As ações de extensão no Campus Bom Jesus da Lapa continuam ocorrendo de forma intensa! Com o retorno às atividades presenciais no IF Baiano, as equipes estão de volta às comunidades assistidas em diferentes projetos. Uma das equipes é a do projeto “Extensão Sementeira: troca de saberes sobre a utilização de sementes na agricultura familiar do território Velho Chico”.

Os encontros do projeto acontecem nas comunidades de Mata e Riacho Dantas, que ficam do interior do município de Riacho de Santana – BA.  Dezessete agricultores dessas comunidades trocam experiências sobre a utilização e armazenamento das sementes de interesse agrícola. O projeto prevê a organização de diálogos técnicos que são apoiados em temas geradores. Dessa vez, o debate teve como temática a troca de saberes orientada para a indagação: “De onde vêm as sementes?”.

De acordo com o Coordenador do Projeto, Prof. Alex Leal, “a ideia de troca de saberes sobre a qualidade de sementes é bem interessante, uma vez que esse insumo é indispensável para o sucesso da produtividade agrícola e os agricultores possuem uma grande experiência, que pode ser trocada entre os participantes do grupo de interesse do projeto “, destaca.

O objetivo principal da ação é discutir, via encontros temáticos, informações técnicas sobre a utilização e armazenamento de sementes de espécies graníferas, considerando as trocas de experiências como ferramenta de aperfeiçoamento das práticas agrícolas na agricultura familiar. Participam do projeto, a estudante do curso de Eng. Agronômica, Poliana Fernandes Silva (bolsista), além dos voluntários Dinny Pinto Macêdo e Iure Ferreira da Silva Almeida.

Para a bolsista, a “experiência é bastante motivadora pois atuo na área da extensão, e a participação no projeto está trazendo boas experiências com o público interno e externo do IF Baiano. Além disso, o projeto “Extensão Sementeira” me estimula a estudar um pouco mais sobre a área de Ciência e Tecnologia de Sementes”, pontua Poliana Fernandes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501