Coordenação de Educação a Distância do Campus Bom Jesus da Lapa visita Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho.
Atualizado em 9 de junho de 2022 às 9:50 horas | Publicado em 9 de junho de 2022 às 9:50 horas

A Coordenação de Educação a Distância do Campus Bom Jesus da Lapa (CEAD), neste dia 1º de junho, visitou a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Serra do Ramalho para propor parceira para implantação de polo(s) de apoio presencial a Educação a Distância do IF Baiano naquela localidade.
Conforme informou o professor Jean Carlos Ferreira Dourado, o município de Serra do Ramalho possui 40 escolas, sendo 6 urbanas e 34 ruais, dessas últimas, 3 são quilombolas e 1 está localizada em comunidade indígena. Informou ainda o professor que Serra do Ramalho possui 20 agrovilas, 20 comunidades/povoados e 7 lugarejos. Como se vê,
No bate-papo com o secretário, verificou-se que Serra do Ramalho é um município baiano que possui muitas peculiaridades que são só dele: a) escolar em comunidades quilombolas, escolas em comunidade indígena, escolas em comunidades às margens do Rio São Francisco, escolas no campo, escolas em agrovilas, comunidades não quilombolas e não indígenas, escolas em lugarejos, além do mais, é marca de Serra do Ramalho as escolas multisseriadas.
 Por sua vez, o professor Thonny Hawany, coordenador de educação a distância do Campus Bom Jesus da Lapa, afirmou que o diálogo em Serra do Ramalho foi muito promissor e apontou para possível oferta de cursos de formação inicial e continuada, de cursos subsequentes ao ensino médio, de cursos superiores de tecnologia e até de especializações considerando o tempo de maturação de todo o projeto EaD do IF Baiano.
O professor Jean Carlos, estando com a palavra, elencou também as principais necessidades para a população serramalhense com enfoque para a formação e capacitação de servidores públicos municipais ligados à educação sem descartar a possibilidade de cursos para formar e capacitar a população de modo geral, a exemplo do curso de Vendas.
Por fim, o CEAD do Campus Bom Jesus da Lapa apresentou o Plano de Trabalho proposto pelo IF Baiano e a reunião foi encerrada com o compromisso de as partes promoverem novos e futuros encontros para desenvolver o projeto que deverá culminar na assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal Baiano e a Prefeitura Municipal de Serra do Ramalho e a consequente criação de um ou mais polos de apoio presencial com a implantação de cursos para atender aos anseios da população do município e regiões vizinhas.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail nce@lapa.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000