Edital 22/2022 – Processo Seletivo Ingresso de estudantes cursos INTEGRADO 2023
Atualizado em 11 de novembro de 2022 às 10:23 horas | Publicado em 10 de novembro de 2022 às 21:46 horas

O IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa lançou no dia 08/11/2022 dois editais para ingresso de estudantes em cursos técnicos no ano letivo de 2023. São 120 vagas para cursos Técnicos de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio (com duração de 3 anos)  O candidato precisa já ter em mãos o CPF e RG, pois são necessários para inscrição.

Prazo para inscrições: 11/11/2022 a 16/12/2022

Leia atentamente o edital e em caso de dúvidas entre em contato presencialmente na instituição, conforme datas e horários ou encaminhe email prosel@lapa.ifbaiano.edu.br ou Telefones: (77) 3481 – 2521 / (77) 3481 – 4513.
Acesse  https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/lapa/ingresso/ para ter acesso à documentação e  link de inscrições.

Quais são os requisitos para  para participar do processo seletivo?

A seleção será por análise do Histórico escolar, pelas médias finais de Português e Matemática do 6º ao 8º ano.  Por isso é necessário ter concluído ou estar cursando o 9° ano do Ensino Fundamental e no ato da matrícula estar com o histórico de conclusão do Ensino Fundamental;

Quais são as opções de Cursos Integrados?

Técnico em Agricultura – Trata-se de um curso voltado para atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; cooperativas e associações de produção agrícola e de forma autônoma. O curso buscará atender às demandas das populações rurais –produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino fundamental de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.

Técnico em Agroecologia – O Curso Técnico em Agroecologia  tem como finalidade consolidar saberes, preparar os estudantes para o exercício profissional e para o exercício da cidadania, sendo profissional capaz de adaptar-se às novas condições de ocupações e aperfeiçoamentos posteriores, de agir de forma ética, autônoma e crítica, compreendendo os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e relacionar teoria e prática, ao mesmo tempo em que possa reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, aberto ao novo, protagonista e responsável. Na especificidade do curso, o profissional deverá ser capaz de atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos, técnicas de sistemas orgânicos de produção com foco no desenvolvimento de ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos.

Técnico em Informática– Trata-se de um curso que, para além da formação propedêutica, busca formar profissionais em Nível Médio com competências e habilidades para atuar crítica e reflexivamente na sociedade, no mundo do trabalho e nas diversas áreas de informática, capazes de desenvolver programas computacionais e realizar manutenção e suporte de computadores e redes, tanto em hardware quanto software, além de favorecer condições ao prosseguimento de estudos posteriores.

Quanto à escolaridade, qual documentação será exigida para matrícula?

No ato da matrícula apresentar Atestado de Conclusão ou Declaração de Concluinte da etapa formativa, de acordo com as exigências de escolaridade. O discente terá um prazo de até 60 dias, após o início das aulas, para apresentação do Histórico Escolar.

Como é a distribuição de vagas?

Para escolher qual vaga deseja concorrer, observe com atenção o quadro de vagas e a descrição de documentos exigidos  encaminhar no ato da inscrição.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501