Edital 24/2022 – Processo Seletivo Ingresso de estudantes cursos SUBSEQUENTE 2023
Atualizado em 11 de novembro de 2022 às 10:43 horas | Publicado em 10 de novembro de 2022 às 21:42 horas

O IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa lançou no dia 08/11/2022 dois editais para ingresso de estudantes em cursos técnicos no ano letivo de 2023. São 80 vagas para cursos Técnicos de Nível Médio subsequente ao Ensino Médio (com duração de 1 ano e meio). O candidato precisa já ter em mãos o CPF e RG, pois são necessários para inscrição.

Prazo para inscrições: 11/11/2022 a 16/12/2022

Leia atentamente o edital e em caso de dúvidas entre em contato presencialmente na instituição, conforme datas e horários ou encaminhe email prosel@lapa.ifbaiano.edu.br ou Telefones: (77) 3481 – 2521 / (77) 3481 – 4513.
Acesse  https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/lapa/ingresso/ para ter acesso à documentação e  link de inscrições.

Quais são os requisitos para  para participar do processo seletivo?

A seleção será pela ordem da manifestação de interesse/chegada. No ato da matrícula estar com o histórico de conclusão do Ensino Médio.

Quais são as opções de Cursos Subsequentes?

O Curso Técnico em Agricultura, modalidade subsequente, busca atender as demandas das populações rurais – produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino médio de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.

O Curso Técnico Subsequente em Informática forma profissionais que atuam no desenvolvimento de sistemas para computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e linguagens de programação; utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais, além de projetar e construir banco de dados e realizar testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados; analisa, executa e planeja a manutenção de programas de computadores implantados. Igualmente, atua no suporte de hardware e infraestrutura de redes de computadores. Vale destacar que a ênfase do curso não é a qualificação de operador de computador, ou seja, não é um curso básico de informática com o objetivo de formar usuários de computador. O foco do curso é no desenvolvimento de sistemas computacionais, e suporte na infraestrutura de hardware e rede de computadores, uma prática mais avançada da Informática que propõe ao aluno o desenvolvimento do seu raciocínio lógico. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores e suporte em sua infraestrutura de tecnologia da informação.

Quanto à escolaridade, qual documentação será exigida para matrícula?

No ato da matrícula apresentar Atestado de Conclusão ou Declaração de Concluinte da etapa formativa, de acordo com as exigências de escolaridade. O discente terá um prazo de até 60 dias, após o início das aulas, para apresentação do Histórico Escolar.

Como é a distribuição de vagas?

Para escolher qual vaga deseja concorrer, observe com atenção o quadro de vagas e a descrição de documentos exigidos  encaminhar no ato da inscrição.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501