Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Quem somos
Última atualização: 18/08/2014 - 10:29 horas | Data de publicação: 18/05/2011 - 18:47 horas

A Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim (EAFSB) foi criada pela lei nº 8.670 de 30 de junho de 1993 e transformada em autarquia federal pela lei nº 8.731 de 16 de novembro de 1993. Vinculada à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, a Escola deu início ao funcionamento administrativo em 14 de julho de 1996 e iniciou suas atividades educacionais no dia 05 de março de 1999, quando recebeu a primeira turma de alunos para ingresso no Curso Técnico em Agropecuária, na época, modalidade integrado ao Ensino Médio. Buscando atender aos anseios da comunidade regional, foram criados os cursos subsequentes em nível médio de Técnico Agrícola com habilitação em Zootecnia e, posteriormente o de Técnico em Alimentos e PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para jovens e adultos.

Em 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 instituiu os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo a Bahia contemplada com duas unidades, criando o IF Baiano. Autarquia constituída inicialmente pelas Escolas Agrotécnicas Federais de Senhor do Bonfim, Catu, Guanambi e Santa Inês. Sendo posteriormente incluídas as Escolas Médias Agropecuárias Regionais da CEPLAC – EMARC de Itapetinga, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. Atualmente o IF Baiano está implementando os campus Bom Jesus da Lapa e Governador Mangabeira.

O campus Senhor do Bonfim do IF Baiano é destaque na região pela qualidade de ensino oferecido. Fundamentada em uma proposta pedagógica que se instrumentaliza com a efetiva valorização do trabalho e pela exploração do laboratório vivo que são as Unidades Educativas de Produção e Serviços. O Instituto associa educação e produção, objetivando o verdadeiro equilíbrio harmônico entre os fundamentos teóricos que subsidiam o desenvolvimento curricular à prática vivenciada, consolidando um processo de ensino-aprendizagem contextualizado e com ações interdisciplinares, capazes de assegurar competências e habilidades básicas para o exercício das profissões.

Para alcançar seus objetivos a Instituição tem o apoio de profissionais de alto nível, técnicos administrativos e professores, que se dedicam para oferecer a melhor formação educacional aos estudantes. Para valorizar o processo, o campus disponibiliza suportes físicos para a vivência prática como Laboratórios, Agroindústria, Mecanização Agrícola,  Biblioteca escolar e as UEPs (Unidades Educativas de Produção) de Agricultura I, II e III, Zootecnia I, II e III, além de um complexo de 14 laboratórios em fase de construção de: Informática, Geografia, Topografia, Solos, Física, Química e Biologia. Existe a Cooperativa-Escola, instrumento operacional do processo de aprendizagem, onde o aluno desenvolve as competências e habilidades do processo associativista, além de comercializar o excedente da produção advinda das UEPs. No âmbito esportivo, cultural e de lazer, possui um salão de convivência, ginásio poliesportivo e, em construção uma piscina semiolímpica, elementos fundamentais de integração, práticas esportivas e movimentos artístico-culturais. A Instituição dispõe ainda do Telecentro que vem facilitar a inclusão digital e social da comunidade.

Atualmente o campus atende a população de aproximadamente 800 alunos, oferecendo curso de Técnico Agrícola, com habilitação em Agropecuária integrado com o Ensino Médio, cursos de Zootecnia e Técnico em Alimentos, subseqüentes ao Ensino Médio e curso em Processamento de Alimentos na modalidade PROEJA. Oferece ainda cursos superiores de licenciatura em Ciências da Computação e Ciências Agrárias, curso de pós-graduação latu senso em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com ênfase em Recursos Hídricos, cursos técnicos subseqüentes na modalidade a distância: Meio Ambiente e Segurança no Trabalho, e ainda cursos de qualificação em diversas áreas em parceria com Associações de Produtores Rurais, Sindicatos Rurais, Cooperativas e outros segmentos organizacionais da comunidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Gerais | Fone| (74) 9 7603-0811 Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424
Processo Seletivo (WhatsApp) | Fone | (71) 9 9205-0114


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br