NEABI do IF BAIANO Campus Serrinha realizou Mesa Redonda sobre mulheres quilombolas
Atualizado em 14 de setembro de 2017 às 12:17 horas | Publicado em 6 de junho de 2017 às 16:57 horas

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF BAIANO Campus Serrinha realizou, no dia 30/05/2017, a Mesa Redonda “Comunidades Quilombolas: Memórias, lutas e sonhos de mulheres negras”. O evento contou com a presença de estudantes, servidores e representantes de organizações da sociedade civil.

Compuseram essa Mesa Redonda Arylma Souza (Comunidade de Vila Nova, em Biritinga), Jaciara Almeida (Comunidade de Sítio Santana, em Lamarão), Rosemeire Silva (Comunidade de Lagoa do Curralinho, em Serrinha) e Valéria Porto (Comunidade de Pau D’Arco-Parateca, em Malhada).

Com isso, foi oportunizado debater sobre a trajetória de comunidades remanescentes quilombolas na Bahia a partir das vivências de mulheres de diferentes gerações. As participantes destacaram as especificidades do que é ser mulher quilombola e a luta cotidiana para superar as dificuldades que resultam de uma sociedade em que ainda persiste o racismo, o machismo e a ausência do Estado no que concerne a oferta de serviços públicos.

Foi realçado, também, o orgulho que é desfrutar do autorreconhecimento de ser quilombola e dos sonhos para avançar na conquista por dias melhores, o que significa enfrentar uma lógica perversa de exclusão social que resultou do longo processo de negação de direitos para população negra no Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021