Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
O que é o Estágio
Última atualização: 28/04/2020 - 19:19 horas | Data de publicação: 19/02/2020 - 12:02 horas
  • O que é o Estágio?

O Art. 2º do Regulamento de Estágio da Educação Profissional Técnica de Nível Médio define e classifica o Estágio Curricular por ato educativo escolar que possui acompanhamento efetivo pelo professor(a) orientador(a) do IF Baiano e por supervisor(a) da Unidade Concedente, comprovado por vistos no Relatório das Atividades de Estágio (Anexo VI), desenvolvido no ambiente do trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos educandos e para formação cidadã.

I. O Estágio Curricular oportuniza a complementação da aprendizagem em situações reais de vida e trabalho, caracterizando-se como instrumento importante na formação acadêmico-profissional, possibilitando ao(a) estudante o contato direto com as atividades profissionais e aquisição de experiências, ampliando conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício da profissão.

II. Articula competências, aptidões, valores e habilidades, bem como a prática profissional, objetivando o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências sociais e culturais, indispensáveis à formação acadêmico-profissional.

III. Integra e estabelece relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, constituindo-se em forma de avaliação e reavaliação do PPC, com vistas as atualizações e adequações curriculares, através das informações oriundas dos (as) estudantes e das parcerias e convênios com os arranjos socioprodutivos em que ocorrem os estágios, bem como dos relatórios/trabalhos finais dos (as) estudantes.

  • Estágio Obrigatório:

O Estágio Obrigatório compreende o processo formativo do(a) estudante e está previsto no PPC de cada Curso. Essa modalidade de Estágio é requisito para conclusão do Curso e deve ter sua carga horária prevista no PPC.  

  • Estágio não-obrigatório:

O Estágio não-obrigatório é uma modalidade desenvolvida como atividade opcional e sua carga horária é acrescida à carga horária regular do Curso.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br