NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia)
Última atualização: 09/06/2021 - 19:21 horas | Data de publicação: 27/01/2016 - 12:16 horas

Atenção: Próxima reunião do NEA agendada para o dia 05 de agosto de 2021.

O NEA caracteriza-se como um núcleo de pesquisa tendo como pressuposto metodológico, prioritariamente, a pesquisa-ação voltado ao ensino, pesquisa e extensão. O Núcleo tem como área de atuação o semiárido baiano, com foco no Território do Sisal e seu entorno, e suas finalidades são:

I – desenvolver ações e projetos que possam oportunizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na construção, planejamento e execução de ações baseadas no conhecimento de base agroecológica.

II – Estimular a aproximação da comunidade acadêmica com os povos e comunidades tradicionais, agricultores(as) familiares, camponês(as) em ações e projetos que possibilitem a troca de experiência e fazeres-saberes.

III – proporcionar ambientes para realização de práticas profissionais, pesquisa e extensão entre discentes e docentes, favorecendo a troca de experiências a partir das práticas de base agroecológicas e construção do conhecimento técnico-científico.

IV – Criar ambiente de estudo adotando práticas pedagógicas participativas, o exercício da dialética para comunicação das temáticas pertinentes a Agroecologia e o fortalecimento do núcleo enquanto articulador de processos voltados à transição e experimentação de base agroecológica.

V – Favorecer a integração entre os(as) sujeitos ligados(as) a Agroecologia no âmbito internacional, nacional, regional e no próprio IF Baiano.

VI – Sistematizar e socializar, a partir dos processos educativos e participativos, os conhecimentos e saberes reconstruídos pelos sujeitos do campo.

VII – Disponibilizar o acervo produzido pelo NEA em ambiente virtual de livre acesso.

A responsável pela Coordenação Geral do Núcleo é a Professora Maria Auxiliadora Freitas dos Santos.

Veja abaixo todos os componentes do Núcleo, e para conhecer mais acesse o regimento:

PORTARIA 21_2021 – SER-GAB_SER-DG_RET_IFBAIANO, de 7 de Junho de 2021 – Nova Composição do NEA Abelmanto

Projetos Desenvolvidos e em desenvolvimento pelo NEA Abelmanto

A) Caravana Agroecológica: saberes, práticas, cultura e educação no Território do Sisal:

Buscou fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo como estratégia a construção de uma rede sociotécnica de atores envolvidos na construção, troca de saberes e fomento da agroecologia enquanto prática, política pública e modo de vida, através de processos dialógicos e formativos entre estudantes e professores do IF Baiano (dos cursos integrado, subsequente, superior e especialização) e comunidades rurais, grupos de agricultores e agricultoras e organizações sociais.

Veja as informações detalhadas cartilha digital: 4º Cartilha Caravana Agroecológica.

B) Extensão e Agroecologia em mídias sociais

O objetivo geral da presente proposta consistiu em realizar  ações e produção de publicações visando a partilha e construção de conhecimentos relacionados a agroecologia.

Temos um canal do youtube NEA Abelmanto (https://www.youtube.com/channel/UCRgO97vfrxiEo46HRmqzxxQ)  e o instagram: nea.abelmanto.serrinha

C) No instagram do NEA temos várias ações, dentre elas: “conhecendo os membros do NEAAbelmanto”, # tbt do NEa Abelmanto e Olhares Agroecológicos

D) Artigos Científicos: Como Construir

Esta proposta buscou compreender as ferramentas para a construção de projetos  de pesquisa e extensão e de artigos cientificos voltados à temática de tecnologias sociais e desenvolvimento rural.

E) Agroecologia: arte, cultura e vida

O Projeto de extensão “Agricultura: arte, cultura e vida” surgiu num momento de valorização da agroecologia, assim como da importância da arte na vida das pessoas, inclusive no momento atual de distanciamento social. A agroecologia foi discutida e apresentada em várias formas de expressões artísticas. Envolveu tanto o público interno, quanto o público externo da instituição, sendo o público externo formado por artistas da região, agricultores e agricultores e pessoas da comunidade que estejam dispostas a colaborar. A  cada semana foram publicadas poesias, cordéis, vídeos, entre outras expressões artísticas, nas páginas das redes sociais e canal do youtube do NEA e parceiros. Além disso, foram  coletados “causos” de agricultores sobre assuntos relacionados à vida no campo. Ao final do projeto foi realizado  um sarau virtual com os participantes, que está disponível no canal do NEA Abelmanto.

Você pode conferir todos os poemas no instagram do NEA Abelmanto: nea.abelmanto.serrinha

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021