Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
CPA – Comissão Própria de Avaliação
Última atualização: 13/04/2023 - 16:21 horas | Data de publicação: 13/08/2020 - 18:07 horas

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto na lei nº 10861/2004, tem como uma das suas principais atribuições a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional. A CPA é portanto um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, que integra SINAES e atende ao PDI do IF Baiano quanto aos níveis e modalidades de ensino.

O que a CPA avalia?

A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões. Por meio de questionários, rodas de conversa e visitas in loco destinados a comunidade acadêmica e local:

O que é a Autoavaliação ou Avaliação Interna?

A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

Quais são os princípios da Autoavaliação?

A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o  conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar-se da comunidade, desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. É um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.

De que é composta a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é composta de duas estruturas: a  CPA Central e a CPA Local. A CPA Central organiza, planeja e assessora todo o processo de Autoavaliação. Já a CPA Local, presentes em todos os campus do IF Baiano conduz os processos, coletando informações e enviando para Central elaborar os relatórios parciais e finais.

Quem são os membros da CPA?

As comissões são formada por membros eleitos de diversos seguimentos: docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além da sociedade civil. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campus.

Como a CPA desenvolve seus trabalhos?

A Comissão atua através da aplicação de questionários de avaliação institucional, rodas de conversas e visitas in locus entre outros instrumentos.

Quem pode responder os questionários elaborados pela CPA?

Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação quando solicitados pela CPA. Desta maneira a instituição poderá conhecer de uma forma mais global como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.

Como posso ter acesso aos relatórios elaborados pela CPA?

Todos relatórios da CPA estão disponíveis no site do IF Baiano através do link

http://ifbaiano.edu.br/portal/comissoes/comissao-propria-de-avaliacao/

Ainda tem dúvidas? Quer saber mais? Gostaria de dar sua sugestão? Entre em contato conosco:

cpa@serrinha.ifbaiano.edu.br

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Atas de Reuniões

Registros Fotográficos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br