Intercâmbio de agricultores (as) familiares da comunidade Barro na comunidade Canto
Atualizado em 14 de setembro de 2017 às 12:17 horas | Publicado em 8 de agosto de 2017 às 12:36 horas

No dia 03 de agosto de 2017 foi realizado o intercâmbio de agricultores (as) familiares da comunidade Barro na comunidade Canto, no município de Serrinha – Bahia. O intercâmbio foi pensado como atividade do projeto de pesquisa-ação “Agroecologia e princípios da Economia Solidária: construindo / fortalecendo modos de viver e produzir”, coordenado pela profa. Carla Marques e prof. Heron Souza e os estagiários Iaçanan Carneiro, Edeilson Brito, Glauciane Santos e Andreciane Calçada.

O intercâmbio teve como objetivo proporcionar o diálogo e troca de experiências sobre a importância das sementes crioulas e os efeitos socioambientais e econômicos do banco de sementes.

Dona Tereza Rocha e seus colaboradores receberam os agricultores e agricultoras familiares do povoado Barro no espaço do Banco Comunitário de Sementes Cajazeira Doce do Canto em uma tarde de compartilhamento de ricas experiências não só sobre o histórico da implantação e gestão do Banco Comunitário de Sementes, mas sobretudo uma lição de cooperação, solidariedade e organização social em prol da soberania dos povos tradicionais do sertão, da conservação do patrimônio genético das sementes crioulas e sua importância para os modos de vida camponesa no semiárido.

O grupo visitante acolheu com muita positividade as experiências da Comunidade do Canto e anseia também poder se organizar e conquistar a implantação do seu próprio Banco de Sementes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021