Humana Brasil tem Reunião no Campus Serrinha para tratar de Estágios
Atualizado em 11 de agosto de 2017 às 14:49 horas | Publicado em 11 de agosto de 2017 às 14:46 horas

Aconteceu no último dia 07, primeira reunião com a Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil), ONG Internacional que tem atuado em alguns Territórios da Bahia, incluindo o Território do Sisal. O objetivo da reunião foi iniciar parcerias para estágios dos (as) estudantes dos cursos de nível médio. Na oportunidade foi apresentado o  programa Clube de Agricultores (Farmers’ Club) que é uma das ações estruturantes da Humana People to People que tem como objetivo aumentar a produção de agricultores familiares e pescadores, ao tempo em que aprendem a se adaptar e conviver com os efeitos das mudanças climáticas, além de melhorar os patamares de saúde e bem-estar da comunidade e também o  o Promil, com recursos da Diretoria de Políticas para as Mulheres do Ministério de Desenvolvimento Agrário que organiza e trabalha com 50 grupos produtivos de mulheres, muitos dos quais tem sua atividade principal na culinária, especialmente com a cadeia produtiva da mandioca, executado em Cansanção, Quijingue, Tucano, Monte Santo e Euclides da Cunha.

Para Ricardo Luiz de Assis, Coordenador da Humana e estudante da Pós Graduação em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia do IF Baiano Campus Serrinha, “O estágio supervisionado é um período muito importante na formação dos cursos técnicos, e um momento esperado pelos estudantes com muita expectativa gerando ansiedade. Para muitos estudantes, o único contato que terão até então com a assistência técnica e com desenvolvimento comunitário foi em sala de aula, mas agora os papéis se invertem, tendo que assumir a função de pesquisadores, líderes, técnicos, problematizando e encontrando meios e maneiras para melhorar a vida “junto” com as famílias do campo”. Completa que “…a Humana Brasil, há também muita expectativa quanto a esse período do estágio, pois a experiência a partir do local onde os pés pisam, e a cabeça pensa, torna-se fundamental no processo de formação como seres humanos. Nessa perspectiva, a Humana Brasil busca promover encontros entre alunos, docentes e comunidades no trabalho ombro a ombro, sendo metodologia básica para o processo de ensino aprendizagem”.

Desta reunião ficou acordada uma visita a uma das sedes da Humana, em Tucano no dia 15 de agosto, para apresentação das linhas de ação e alinhamento de Planos de Trabalho, que terá a participação da Coordenadora do Curso Subsequente em Agropecuária Prof. Carla Teresa Marques, da Coordenadora de Estágio Valéria Sampaio e do prof. do Curso Subsequente em Agropecuária Prof. Davi da Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021