I Seminário Diversidade e Respeito à Diferença
Atualizado em 2 de outubro de 2017 às 16:43 horas | Publicado em 2 de outubro de 2017 às 16:21 horas

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, ocorreu no dia 25 de setembro, o I SEMINÁRIO DIVERSIDADE E RESPEITO À DIFERENÇA do NAPNE (Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas), com o tema CONHECER PARA INCLUIR, por se tratar de um assunto de grande valia sobre o contexto educacional do nosso Campus.

No seminário tivemos palestras, oficinas de libras para os alunos do IF Baiano e proporcionamos algumas vivências do cotidiano da pessoa com deficiência, onde foi possível aos participantes vivenciar na prática como são as limitações ou mesmo as barreiras das pessoas com deficiências no seu dia-a-dia, que muitas vezes são despercebidos, devido ao desconhecimento. Entre as vivências, tivemos almoço e jantar com vendas (cotidiano das pessoas cegas), apresentação do campus realizado por uma aluna surda (cotidiano das pessoas surdas), participação de uma sala sensorial, onde as pessoas eram condicionadas a entrarem vendadas e através do tato ou olfato sentiram um pouco sobre a realidade das pessoas cegas. Os palestrantes foram escolhidos cuidadosamente para que apresentassem uma história de vida relacionado com o tema do seminário, logo os convidados precisavam apresentar algum tipo de limitação ou mesmo ter contato direto com o assunto, assim a mesa foi composta por docente que trabalha com pessoa com deficiência, cadeirante, cego, surda e mãe de surda, cada palestrante com sua singularidade para sensibilizar e apresentar o “desconhecido”, pois muitas vezes estes assuntos são ignorados perante a sociedade.

O evento ocorreu no período vespertino e noturno, horário esse proposital em relação ao nosso público alvo que são nossos discentes e servidores do campus que tem o contato com nossos alunos com necessidades específicas. Também foi aberto 50 vagas ao público externo para participar do nosso seminário.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021