Ações do Setembro Amarelo
Atualizado em 29 de outubro de 2018 às 18:59 horas | Publicado em 29 de outubro de 2018 às 18:20 horas

Setembro amarelo

Iniciada em 2015, a campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a população acerca da prevenção ao suicídio. Essa conscientização se dá por meio de conversas e discussões sobre o assunto nas mais diversas esferas sociais.

Aqui no campus Serrinha do IF Baiano, no dia 18 de setembro do corrente ano, foram realizadas ações para abordar a temática. Conversamos com a psicóloga Tamires Conceição da Silva dos Santos, servidora do Campus, para tratar sobre tal ação. Tamires inicia falando que o objetivo das atividades foi instigar a consciência corporal nos alunos, já que o suicídio muitas vezes culmina uma série de problemas, sofrimentos, que acumulam no interior de cada ser. Foi possibilitado aos alunos a realização de exercícios de relaxamento, uma vez que grande parte dos mesmos, segundo a profissional, queixam-se de crises de ansiedade e estresses recorrentes, até mesmo por conta da rotina de estudos. A psicóloga coloca que uma boa parcela do alunado desta e de demais instituições de ensino, seja ele básico ou superior, sentem-se pressionados e cobrados cotidianamente, e que muitas vezes não conseguem enxergar o seu próprio limite quanto ao tempo de estudos, e diante de tanta tensão acabam por não cuidar da sua saúde física e mental, e são essas situações, assim como o enfrentamento diário a preconceitos, bullyings, que muitas vezes acabam conduzindo um adolescente ou um jovem a ceifar a própria vida, justo na época em que estes estão descobrindo-se intelectual e sexualmente falando.

Setembro amarelo

Logo após os exercícios, realizou-se uma roda de conversa para que os envolvidos discutissem acerca de mitos e as questões que de fato acarretam na temática suicídio. Os alunos foram instigados através da seguinte pergunta: “O que é que você acha que pode levar uma pessoa ao suicídio?”

A psicóloga finaliza apresentando quais os sinais mais corriqueiros quando o indivíduo possivelmente está próximo a cometer o suicídio, como por exemplo as seguintes frases: “Não vejo mais saída para minha vida”, “Quero sumir”, “Quero morrer”. Afirma que o indivíduo em situações de risco, também passa a desfazer-se de objetos de valor, além de perder o interesse por espaços e coisas que antes gostara de fazer, passa a afastar-se da vida em sociedade.

Para além dessa atividade pontual do dia 18, estiveram fixados pelo campus cartazes a respeito do tema durante todo o mês de setembro.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021