I Feira de Economia Solidária e Inovação Social
Atualizado em 11 de janeiro de 2019 às 14:57 horas | Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 14:57 horas

No dia 07 de dezembro de 2018, realizou-se a I Feira de Economia Solidária e Inovação Social do IF Baiano Campus Serrinha. O evento, que surgiu inicialmente como uma feira de trocas, atendendo à demanda de uma disciplina do curso de Pós-graduação em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia, ministrada pelo Prof. Erasto Gama, posteriormente, com o apoio dos professores Davi da Costa (Tecnólogo em Gestão de Cooperativas) e Maria Auxiliadora Freitas (Técnico em Agroindústria Integrado ao PROEJA), tomou a forma na qual foi realizada.

Economia Solidária 1 Economia Solidária 2

O evento foi iniciado com apresentações culturais, e durante todo o dia tivemos a presença de mais de 30 expositores, que comercializaram frutas, hortaliças, peças artesanais, assim como doces e alimentos produzidos por pequenos produtores, grupos e cooperativas ligados à Economia Solidária, bem como, proporcionou a troca de livros e sementes, além de minicursos, oficinas e rodas de conversa, espaços esses com discussões atreladas às questões agroecológicas e comunitárias.

Economia Solidária 3 Economia Solidária 4

A Feira viabilizou uma relação mais aproximada entre os pequenos produtores e consumidores, além de agregar o público externo ao interno, permitindo estabelecer maiores vínculos entre a comunidade e o Instituto.

O Prof. Davi Silva da Costa, Coordenador da Pós-graduação em Inovação Social, em entrevista, apontou que os resultados foram satisfatórios tanto para os organizadores quanto para os expositores, e que não houve um expositor sequer que não tenha conseguido comercializar algo, chegando ao ponto de alguns grupos esgotarem seus produtos durante a Feira.

Segundo o Professor Davi da Costa, o sucesso da I Feira de Economia Solidária e Inovação Social do IF Baiano Campus Serrinha foi tão significativo que a II edição já está programada para o próximo semestre, utilizando da mesma dinâmica de construção do evento, através da interação entre os cursos do Campus.

Economia Solidária 5

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021