Grupo de Estudo e Pesquisa em Agropecuária da Caatinga (GEPAC)
Atualizado em 27 de fevereiro de 2019 às 14:16 horas | Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 14:04 horas

Desde o segundo semestre de 2018 encontra-se em atuação no IF Baiano Campus Serrinha, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Agropecuária da Caatinga (GEPAC), integrado pelos professores Clayton Moura de Carvalho e Delfran Batista dos Santos, além da professora Delka de Oliveira Azevedo, coordenadora do grupo.

O GEPAC surgiu logo após a aprovação dos projetos do edital PROPES Nº 02/2018, o qual gerou a aprovação de todos os projetos submetidos pelos professores pesquisadores integrantes do Grupo, totalizando assim, o quantitativo de nove discentes, sendo seis bolsistas e três voluntários.

No ano passado, já foi possível a apresentação de produções científicas através de integrantes do grupo, noV SICIT (Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IF Baiano) realizado pelo Campus Itapetinga.

Segundo o professor Clayton Carvalho, “o intuito do grupo nesse momento é ver o potencial de produtividade na região, com um quantitativo de água mínimo para suprir a questão de forragem de animais em período de estiagem”.

Nas dependências do Campus, foi implantada uma área experimental, onde já têm sido cultivadas: palma forrageira e ora-pro-nóbis, ambas tendo como meio de irrigação água da chuva armazenada em cisterna e água residuária. O professor Clayton afirma que os discentes, tanto bolsistas quanto voluntários, acompanham desde o processo de implantação da área, até a produção de matéria verde. As sementes utilizadas na plantação foram adquiridas por intermédio de outros Campi do IF Baiano (Governador Mangabeira e Guanambi), além de pesquisadores parceiros de professores integrantes do GEPAC. Em breve, na área experimental haverá também plantação de girassóis e cunhã.

Além de estudos sobre plantas forrageiras, o grupo discute e analisa também questões ligadas à utilização de águas salobras, níveis de salinidades em algumas culturas e impactos de irrigação de água residuária.

Segundo o professor Clayton, uma quantidade expressiva de discentes demonstra interesse em fazer parte do GEPAC, porém, os responsáveis aguardam o novo edital da PROPES, para que se integrem novos participantes ao Grupo.

20190221_124914

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021