Três anos de exercício de atividades acadêmicas
Atualizado em 8 de abril de 2019 às 13:43 horas | Publicado em 8 de abril de 2019 às 13:41 horas

Esse ano, o IF Baiano Campus Serrinha completa três anos de exercício de atividades acadêmicas, e durante esse período, relativamente curto, vários avanços já ocorreram. O Campus já inciou com três cursos técnicos presenciais, sendo: Integrado em Agroecologia, Integrado PROEJA em Agroindústria e Subsequente em Agropecuária. Além do curso semipresencial na área de Secretaria Escolar e as especializações em Educação do Campo e Inovação Social.

Atualmente, o Campus dispõe também dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. E no último ano, foi aprovado um mestrado na área de meio ambiente, que deve iniciar ainda esse ano.

Além dos cursos técnicos, graduações, pós-graduações, o Campus possui também alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), estando em exercício desde 2017, proporcionando novas oportunidades à população da região, disponibilizando anualmente diferentes cursos para atender demandas de diversas áreas.

O Diretor Geral pró-tempore do Campus Serrinha, Leandro Damasceno, servidor da instituição desde o início das atividades acadêmicas e administrativas, relembra, em entrevista, o processo necessário para o início do exercício pedagógico:

“No ano de 2014 iniciou-se o processo de construção dos prédios pedagógico, administrativo e o refeitório, sendo finalizados em 2015, tendo à época, como Diretor Geral o engenheiro do IF Baiano, Itamar Cardoso Costa, que também era o responsável pela obra. Com a finalização das obras, foi nomeada como Diretora Geral, a servidora Kelly Brito, para dar início aos trâmites que gerariam a abertura das atividades administrativas e acadêmicas. Em setembro de 2015 foram nomeados os diretores Acadêmico e Administrativo, sendo, respectivamente: Davi Silva e Leandro Damasceno, para que pudessem auxiliar a então Diretora Geral. Apesar do prédio já estar pronto, algumas dificuldades foram enfrentadas, pois, até então não havia água potável, nem energia elétrica no local. Em meados de outubro de 2015 esses problemas foram solucionados, para a partir daí darmos início à chegada de equipamentos e pessoal ao Campus, sendo estes: funcionários de limpeza, vigilância e motorista. Já em janeiro de 2016 inciamos as atividades de ensino, com o curso de secretariado escolar, e em 14 de março do mesmo ano, inciamos as atividades dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Agroindústria, tendo 40 vagas cada, e logo após, incia-se o processo seletivo para os cursos de Pós-graduação. Assim nasce o IF Baiano Campus Serrinha, no que diz respeito às atividades acadêmico-pedagógicas”.

Leandro Damasceno lembra também a importância dos vínculos do Campus com os movimentos sociais, sociedade civil e poder público para que a instituição pudesse desenvolver-se com maior êxito.

Vale ressaltar, que, além das buscas constantes para a aprovação de novos cursos e manutenção destes no Campus, o investimento também tem sido feito na área de infraestrutura, no que diz respeito à acessibilidade (elevadores, pisos táteis, entre outros recursos), além do ginásio poliesportivo que está em construção, visando proporcionar à instituição e à comunidade externa, um equipamento de esporte e lazer.

Há três anos o Instituto Federal Baiano vem fazendo história no Território do Sisal, criando e fortalecendo vínculos e oferecendo educação de qualidade para a região.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021