Abertas as inscrições para os programas de assistência estudantil
Atualizado em 21 de fevereiro de 2020 às 15:18 horas | Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 14:44 horas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) lançou editais de programas que buscam incentivar a participação de discentes em pesquisas, eventos tecnológicos e produções culturais, além de conceder auxílio financeiro para custeio, por exemplo, de moradia e transporte.

Para saber mais sobre as inscrições no Campus Serrinha, os estudantes poderão consultar os editais nos murais, na Biblioteca e principalmente, na Coordenação de Assuntos Estudantis – CAE.

Conheça agora os programas, suas especificidades e prerrequisitos de participação:

PROPAC

O Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica (PROPAC) tem o objetivo de apoiar financeiramente os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em eventos das áreas científica, acadêmica, tecnológica e estudantil.

As inscrições podem ser feitas na CAE com prazo mínimo de 30 dias e prazo máximo de 60 dias de antecedência ao evento de pretensão de participação. Para a seleção, é preciso que os alunos obedeçam os pré-requisitos e preencham os formulários anexados ao edital do certame. Já o valor do auxílio é determinado de acordo com a demanda apresentada pelo(a) estudante e o recurso financeiro pertecente a esse Programa.

PINCEL

O Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer (PINCEL) visa beneficiar estudantes através de auxílio financeiro para a participação deles em atividades artísticas, culturais, esportivas e lúdicas acadêmicas. As inscrições podem ser realizadas na CAE com prazo mínimo de 30 dias e prazo máximo de 60 dias de antecedência da data de início da atividade. Por isso, os alunos precisam estar atentos aos pré-requisitos e à documentação exigida em edital.

O resultado final é divulgado 15 dias após a solicitação e entrada com os documentos no setor responsável. O valor do auxílio depende do orçamento e das demandas apresentadas pelos discentes.

PAE

O Programa de Auxílios Eventuais (PAE) visa contribuir para o atendimento de diferentes demandas de saúde apresentadas pelos estudantes e/ou identificadas pela equipe de profissionais da assistência estudantil ou demais servidores do IF Baiano.

Os alunos que necessitam de exames médicos e odontológicos, acompanhamento psicoterapêutico, da compra de medicações prescritas por médico ou dentista, aquisição de óculos de grau, tratamento dentário, compra de cama e colchão para tratamento, e outras especificidades, podem se inscrever no programa. Mas, para isso, é preciso ficar atento aos pré-requisitos para participação, pois além de frequência acadêmica, é necessário que o aluno comprove renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio vigente e entregue, no momento da inscrição, outros documentos que comprovem a situação.

A entrega desses atestados acontece no momento da inscrição, que deve ser feita na CAE, de acordo com o calendário acadêmico. Após isso, o estudante precisa esperar até 15 dias e, com a aprovação formalizada, procurar as orientações na no mesmo setor, uma vez que o valor do auxílio depende do orçamento desse Programa.

PAISE

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) tem o objetivo de conceder auxílios fixos e mensais a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do IF Baiano.

Os valores dos auxílios estão variando de R$ 100,00 a R$ 200,00, a depender do tipo de solicitação, que pode ser feita na CAE.

Fiquem atentos aos prazos no cronograma e ao dia de inscrição da sua turma. Clique no link abaixo e fique por dentro também dos auxílios ofertados pelo Campus. (Colocar em negrito essa parte)

Não deixe de participar.

E não se esqueça, qualquer dúvida, nos procure na CAE.

Comissão Local de Assistência Estudantil – CLAE.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021