Jardim Sensorial – Campus Serrinha
Atualizado em 20 de junho de 2022 às 8:45 horas | Publicado em 20 de junho de 2022 às 8:45 horas

O jardim sensorial é um local que aproxima os indivíduos da natureza, com plantas que estimulam sensações, por meio da textura, cheiro e sabor das folhas e flores, além do som de alguns insetos e do vento. Esses jardins são uma importante ferramenta de inclusão, educação e participação social de pessoas com diversos tipos de especificidades, além da possibilidade de simular diversos ambientes encontrados em ecossistemas naturais. O objetivo deste projeto foi construir um jardim sensorial numa área anteriormente inutilizada do campus, para receber a comunidade externa e também para que funcione com um ambiente não formal de educação, aberto também à comunidade interna. Os canteiros foram feitos de forma a facilitar o acesso aos usuários/as de cadeira de rodas. As plantas foram separadas pelo tipo de sentido estimulado. Alecrim, erva cidreira, hortelã miúda, hortelã variegata, manjericão e menta ligadas ao olfato; chuva de prata, dracena, hortelã variegata, hibisco e véu de noiva ligadas a visão e alecrim, hortelã miúda, hortelã variegata, manjericão, matruz e menta ligadas ao paladar. Em relação ao tato, estão presentes: sete dores, hortelã grosso, alecrim e também hortelã variegata. A audição está presente na própria natureza, com os sons dos insetos e pequenos animais e do vento. Também foi construída uma trilha sensorial, para que se tenha uma experiência tátil também pelos pés. Cada planta recebeu uma placa com cores e símbolos diferentes, para melhor identificação das plantas pelas crianças e pessoas com deficiência visual. Placas com círculo azul para plantas ligadas ao olfato; com triângulo amarelo para as plantas ligadas ao tato e placas com quadrado vermelho para as ligadas ao paladar. O jardim recebe visitas, nas quais o/a visitante é vendado/a e encaminhado aos canteiros para possa sentir os cheiros, sabores e tocar nas plantas com o intuito de identificá-las.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021