Publicação de E-Book: “A transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida”
Atualizado em 9 de agosto de 2022 às 9:06 horas | Publicado em 9 de agosto de 2022 às 9:06 horas

O eBook “A transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida”, organizado pelo professor Osvaldo Barreto Oliveira Júnior (Docente do IFBaiano, Campus Serrinha) foi publicado no dia 03 de agosto de 2022 pela editora Atena.

O Ebook possui oito capítulos (sete artigos científicos e um diário de leitura) e resultou dos diálogos desenvolvidos durante o IV Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal, que foi realizado pelo IF Baiano, Campus Serrinha, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021.

Nesse evento, alunos e professores do IF Baiano dialogaram com pesquisadores do Brasil e de Portugal, a fim de compreender como a ciência pode se constituir, de forma transdisciplinar, ao se relacionar com as questões da vida real. Nesses diálogos, ficou evidente a necessidade de compreender a transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida como um campo ético, político e estético que seja possível de suscitar novos paradigmas de produção e divulgação dos conhecimentos, nos quais o ser humano assuma a centralidade e a vida possa ser compreendida em suas diversas formas, especificidades e realizações.

O referido evento mostrou-se bastante exitoso pela participação ativa da comunidade acadêmica e, sobretudo, pela produção discursiva reveladora das compreensões que pesquisadores de diversas áreas constroem sobre as relações entre a ciência e a vida. Se, como evento científico, o IV Seminário do Sisal cumpriu seu papel, ao despertar, nas comunidades acadêmica e externa, a vontade de dialogar sobre educação, transdisciplinaridade e tecnologias; agora este e-book busca expandir ainda mais esses debates, oferecendo ao público leitor uma amostra dos diálogos ontológicos e epistemológicos sobre as questões polilógicas e éticas envolvidas no fazer ciência na contemporaneidade, que foram apresentados durante o evento.

Site para acessar o eBook: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5345

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021