Educação Racial, Transgeneridade e Travestilidade – IF Baiano como espaço de escuta afetuosa para construção de políticas públicas
Atualizado em 17 de março de 2023 às 15:10 horas | Publicado em 17 de março de 2023 às 9:00 horas

EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DAS MULHERES, a turma do 8º semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFBaiano, campus Serrinha tem o prazer de convidar a nossa população travesti, transgênero e LGBTQIA+ do território do Sisal e de outros territórios de identidade, a comunidade acadêmica e a sociedade civil em geral, a participarem do encontro EDUCAÇÃO RACIAL, TRANSGENERIDADE E TRAVESTILIDADE:
IF BAiANO COMO ESPAÇO DE ESCUTA AFETUOSA PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS que é parte das atividades da disciplina Educação e Diversidade, e acontecerão nas dependências do IFBaiano. Os encontros estão pensados pois reconhecemos e compreendemos que nossa comunidade trans e travesti é potência nas suas trajetórias insurgentes, nas suas vivências e experiências pessoais, acadêmicas, culturais, artísticas, educacionais, dentre outras. Porém, ao tempo que reconhecemos indubitavelmente a condição de potências, nos damos conta da desassistência a que estão/ estamos submetidas. É, a partir daí e pensando no IFBaiano como polo de desenvolvimento de políticas públicas e entendendo o seu papel no contexto do território onde está inserido que o campus, o curso de Lic em Biologia, a disciplina de Educação e Diversidade, os estudantes do 8º semestre em parceria com a nossa comunidade travesti e trans  do Território do Sisal, celebraremos nossas potências e, promoveremos encontros de caráter político-pedagógico  nos quais possamos relatar as demandas da nossa comunidade Travesti e Trans. Assumimos o compromisso do desenvolvimento de um “espaço de resistência”  como nos ensina bell hooks para uma escuta afetuosa, pois entendemos, também, que somente assim poderemos vislumbrar de fato as necessidades e demandas para que as políticas possam ser pensadas, estruturadas, implementadas e desenvolvidas de maneira democrática, observando e compreendendo a necessidade de nossa população travesti e trans dizer-se nesses momento. Fazemos coro a fala do ministro Silvio Almeida, grande jurista, que expressou em sua posse o sentimento que nos toma: NÓS EXISTIMOS, SOMOS IMPORTANTES, POTENTES, PORÉM DESASSISTIDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Precisamos lutar. Somos territórios de afeto, resistência e luta.

“CHAMA A TRAVESTIS QUE VAI DAR BABADO” ( A Travestis, 2021)

– Estudantes do 8º semestre de Licenciatura em Biologia do IFBaiano campus Serrinha
– Prof. Msc. Geovanio Silva do Nascimento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha