Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



PROJETO PASSARINHAR
Última atualização: 11/07/2025 - 8:52 horas | Data de publicação: 21/06/2022 - 10:51 horas

O Projeto Passarinhar surgiu em abril de 2021, com o objetivo em disseminar informações sobre avifauna, principalmente as ocorrentes no município de Serrinha/BA, que apresenta uma vegetação predominante do bioma Caatinga. Além de fazer o levantamento das espécies de aves, também levamos informações, produzimos materiais e ações para educação ambiental, e, principalmente, popularizamos a prática da observação de aves, consequentemente, contribuímos para conservação dos habitats e despertamos a sensibilização da população contra as atividades de captura, caça, e comércio de aves silvestres.

Entre os estudos, podemos destacar o levantamento da Avifauna presente na Reserva Ambiental Barra do Vento, entre abril de 2021 a abril de 2022, registramos 90 espécies de aves e após o período de julho de 2023 a junho de 2024, registramos 113 espécies de aves, com destaque para as espécies: Jacucaca (Penelope jacucaca) e o Chorozinho-de-papo-preto (Herpsilochmus pectoralis), espécies atualmente classificadas como vulneráveis à extinção pela IUCN (Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas), e poderá entrar na categoria em perigo caso ocorra uma redução de seu habitat. Ressaltamos que, nos dois períodos de estudos, não houve possibilidade de caracterizarmos toda a avifauna da área, pois os registros seguiram instáveis, com a ocorrência de novas espécies em todas as expedições realizadas.

Vale destacar que, a Reserva Barra do Vento é uma área particular, pertencente ao Sr. Antônio Carlos Queiroz, e se encontra em processo para se tornar a primeira unidade de conservação municipal de Serrinha – BA. A reserva é uma área importante para conservação, porque faz parte de dois Biomas (Caatinga e Mata Atlântica). Por apresentar os dois biomas em contato, torna-se uma área ecótono, ou seja, ambiente de transição entre dois biomas e por isso possui biodiversidade peculiar de ambos biomas. A área é bem conservada, e constantemente ocorrem pesquisas, solturas de animais silvestres, espaço para quarentenas, entre outras atividades, tornando-se assim área de referência para o Território do Sisal.

Outra área de estudo, onde ocorreu o levantamento da Avifauna refere-se ao Açude do Gravatá, um dos principais açudes do município de Serrinha/BA, que também apresenta uma rica biodiversidade. Nessa área entre o período de julho de 2023 a junho de 2024, registramos 77 espécies de aves. Nesse local também não foi possível caracterizar toda a avifauna, pois todas as vezes que realizamos as expedições, registramos novas espécies.

Ao final de cada estudo e levantamentos realizados, confeccionamos guias-de-campo e banners das espécies presentes em cada área estudada, onde foram utilizados nas ações de educação ambiental, fomentando assim o processo de sensibilização da comunidade. Todo material de estudo é disponibilizado para as comunidades nas ações de extensão, instituições de ensino e órgãos públicos, principalmente os responsáveis pelas decisões ambientais. Nesse material é possível encontrar as aves registradas nas respectivas áreas, com imagens detalhadas de cada espécie e nomes científicos, além de informações diversas sobre o projeto e a prática de observação de aves. Cada arte contida no material utilizado, foi adaptada em arquivo pdf e disponibilizada de maneira on-line nesse site.

Com os dados obtidos, além de conhecer a biodiversidade da avifauna das respectivas áreas de estudos, sensibilizamos a comunidade a partir de ações de educação ambiental por meio de diversas estratégias: Utilização das redes sociais(@projetopassarinhar) para divulgação de informações e popularização das espécies e suas funções ecológicas; apresentações do projeto com encontros, eventos e aulas; realização de observação das aves com a comunidade, entre outras práticas em que possam ser fomentada a importância da observação e levantamento da avifauna, atrelado a importância da preservação de áreas nativas. Acreditamos que os resultados desse trabalho podem ser de fundamental importância para futuros estudos e pesquisas de conservação desses ambientes, bem como servirá de incentivador para implantação de futuras áreas de proteção ou conservação ambiental, além de disseminar a prática de observação de aves.

O Projeto Passarinhar tem como coordenador José Alexandre da Silva, mestre em Ciências Ambientais (IF Baiano Campus Serrinha), e conta com a participação de docentes do IF Baiano dos campi Serrinha e Valença e discentes do curso de Ciências Biológicas do Campus Serrinha, além de colaboradores externos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br