Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
PROJETO PASSARINHAR
Última atualização: 12/09/2022 - 11:35 horas | Data de publicação: 21/06/2022 - 10:51 horas

No mês de abril de 2021 iniciou-se o Projeto “Passarinhar”, que abrange o projeto de pesquisa “Conservação e Biodiversidade de Avifauna em Ambiente Ecótono no Município de Serrinha-BA” e o de Extensão “Sensibilização Ambiental a partir da Observação de Aves”. Além de fazer o levantamento das espécies das aves presentes na Reserva Ambiental Barra do Vento, este tem como objetivo disseminar informações, produzir materiais e ações para educação ambiental, e principalmente popularizar a prática de observação de aves, e consequentemente contribuir para conservação dos habitats e a sensibilização da população contra as atividades de captura, caça, e comércio de aves silvestres.

Vale destacar que a área da Reserva é Privada, pertencente ao Sr. Antônio Carlos Queiroz, e está em processo para se tornar a primeira unidade de conservação municipal de Serrinha – BA. A reserva é uma área importante para conservação porque faz parte de dois Biomas: Caatinga e Mata Atlântica. Por apresentar os dois biomas em contato é denominada de ambiente ecótono, ambiente de transição entre dois biomas e por isso com biodiversidade peculiar de ambos. A área é bem conservada, ocorrem pesquisas, solturas de animais silvestres, espaço para quarentenas entre outras atividades, se tornando referência para o Território do Sisal.

O Projeto Passarinhar tem como coordenador José Alexandre da Silva, mestrando em Ciências Ambientais do IFBaiano Campus Serrinha, com orientação da docente Dra. Patrícia Oliveira dos Santos e coorientação do docente Dr. Tasso Meneses Lima, além da participação das discentes do curso de Ciências Biológicas do Campus Serrinha, Jackeline Anunciação Sales e Lidivânia Barbosa Lima.

Ao final do levantamento dos dados realizados durante um ano (abril 2021 a abril 2022), registrou-se 90 espécies de aves, com destaque para a espécie denominada popularmente como Chorozinho-de-papo-preto (Herpsilochmus pectoralis), que está ameaçada de extinção na categoria de vulnerável pela IUCN (Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas), podendo entrar na categoria em perigo caso ocorra uma redução de seu habitat.

Com os dados obtidos, além de conhecer a biodiversidade da avifauna da respectiva reserva, pretende-se sensibilizar a comunidade a partir de ações de educação ambiental por meio de diversas estratégias: Utilização das redes sociais para divulgação de informações e popularização das espécies e suas funções ecológicas (@projetopassarinhar); apresentações do projeto com encontros on-lines e presenciais; Realização de eventos e aulas; realização de trilha para observações de aves com a comunidade; entre outras práticas em que possa ser fomentada a importância da observação e levantamento da avifauna, atrelado a importância da preservação de áreas nativas.

Um dos produtos desse projeto é o Guia de Aves Reserva Ambiental Barra do Vento Serrinha-BA. Nesse Guia é possível encontrar as aves catalogadas na área de estudo, imagem detalhada da espécie, informações sobre sua distribuição, nomes científicos, além de informações diversas sobre o projeto e a prática de Observação de Aves. O Guia está disponível no formato on-line. Também adaptamos ele para a versão guia de bolso, no formato impresso, apenas com as aves para utilização na prática de observação de aves. Também confeccionamos Banners com as espécies registradas para divulgação do projeto. Acreditamos que os resultados desse trabalho são de fundamental importância para futuros estudos e pesquisas de conservação desse ambiente, bem como servirá de incentivador para implantação de futuras áreas de proteção ou conservação ambiental, além de disseminar a prática de observação de aves.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha

Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha - Bahia, CEP: 48700-000 Diretor: Leandro dos Santos Damasceno E-mail: gabinete@serrinha.ifbaiano.edu.br Telefone: (71)3186-0021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br