I Feira do Meio Ambiente reúne centenas de estudantes
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 15:55 horas | Publicado em 21 de agosto de 2018 às 15:33 horas

A programação contou com exposição de trabalhos e experimentos realizados pelos alunos do Campus de ItaberabaI Feira do Meio Ambiente - IF Baiano Campus Itaberaba

Com o objetivo de exercitar, junto aos estudantes, a construção do conhecimento na produção de tecnologias sustentáveis, e sensibilizar a comunidade local sobre a importância dos recursos naturais e a sua manutenção para a sobrevivência humana, o IF Baiano – Campus Itaberaba, por meio da Coordenação de Extensão e Comissão Organizadora do evento, realizou no dia 17 de agosto, a I Feira do Meio Ambiente – “Construindo Práticas Ecossustentáveis”.

A programação contou com exposição de trabalhos e experimentos realizados pelos alunos do Campus, além de oficinas com materiais reutilizados, mesa redonda e atividades culturais e artísticas.

Aberto ao público, o evento reuniu centenas de estudantes de outras instituições de ensino da região, professores da rede pública de Educação, representantes do poder público local, que – na oportunidade – puderam conhecer melhor o IF Baiano e as atividades desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto.

Nos stands, montados pelos próprios alunos com a mediação dos professores distribuídos por eixos temáticos, foram apresentados assuntos variados, a exemplo das diferentes formas de produção de energia renováveis, a atual situação do Rio Paraguaçu, a necessidade de um consumo consciente, além de reciclagem e agricultura ecossustentável, fazendo menções a projetos desenvolvidos na região, os quais seguem a proposta defendida pelo evento.

O turno vespertino foi iniciado com mesa redonda, que abordou o tema: “Meio Ambiente em Debate”. As discussões contaram com a participação de representantes da Comissão Pastoral da Terra, da Escola da Família Agrícola Mãe Jovina, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, e do Ministério Público do Estado da Bahia.

Após a mesa redonda, os alunos participaram de uma oficina de produção de objetos a partir da reutilização de latinhas, fitilhos e garrafas PET como matéria-prima. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre as possíveis formas de reutilização de materiais diversos e como esse tipo atividades pode contribuir para a redução de resíduos sólidos, entendendo-a como uma ação possível para a preservação do meio ambiente.

Considerando o sucesso e a importância  da atividade, A Feira do Meio Ambiente passará a integrar o Calendário Acadêmico do Campus, sendo a realização da sua próxima edição já discutida para o ano letivo de 2019.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba