Campus Itaberaba promove palestras sobre a educação pública no Brasil
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 15:55 horas | Publicado em 28 de agosto de 2018 às 16:58 horas

O IF Baiano – Campus Itaberaba convidou a Professora Doutoranda Carolina SÁ da Universidade Federal de Campina Grande para ministrar 3 palestras para comunidade acadêmica local. No primeiro encontro, que aconteceu na tarde do dia 23 de agosto, a professora falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua influência nas atividades docente. Temas como a Nova Política Nacional de Formação de Professores e o Projeto de Educação Integral também foram abordados no evento que contou com a participação dos Profissionais de Educação do Campus, além de professores das escolas estaduais de Itaberaba e representantes da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe). Após a fala da professora houve um momento de diálogo onde os presentes puderam expor suas opiniões sobre o BNCC, compartilhar suas experiências na sala de aula e debaterem sobre a atual situação da educação pública no Brasil.

Ainda no dia 23 de agosto, no período da noite, a Doutoranda palestrou sobre as Questões Femininas no Brasil, nesse espaço a professora falou sobre a origem da opressão à mulher, suas conquistas ao longo da história, a desigualdade entre os gêneros que persiste até hoje no Brasil e a necessidade do engajamento dessa classe, independentemente de raça ou condição social, para lutar pelos seus direitos. O tema atraiu estudantes e professores da região, que tiveram a oportunidade de contribuir no debate com sugestões de ações e soluções para ampliar o espaço da mulher na sociedade.

Na tarde do dia 24 de agosto, aconteceu a terceira palestra que abordou “O protagonismo da mulher na luta pela terra”, na ocasião a professora falou sobre a exploração de diversos povos em solo brasileiro e como a atuação das mulheres foi fundamental para a resistência e conquistas de direito dessa classe em nosso país.

Após sua passagem no IF Baiano, Carolina Sá participo de uma mesa redonda no “Pós 38º ENEPE”, evento apoiado pelo IF Baiano, que aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em sua participação na Mesa Redonda, a professora falou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a Residência Pedagógica e seus impactos na política de formação docente.

O evento foi organizado pela Coordenação de Ensino (CE) e pelo Núcleo de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem Permanência e Êxito do Educando (NAPEAPEE), e tem como objetivo a construção colaborativa do conhecimento para fortalecer a vivência acadêmica tanto doa profissionais da área como da sociedade local.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba