Campus Itaberaba realiza II Reunião Pedagógica
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 15:55 horas | Publicado em 1 de outubro de 2018 às 8:28 horas

O evento contou com a participação da equipe gestora, do corpo docente e dos técnicos administrativos em educação.

f12f9eff-1815-4045-9677-5f1e393a0330 (2)

A Diretora Acadêmica, Pedagoga Neurisângela Miranda, promoveu a II Reunião Pedagógica do Compus Itaberaba, o evento contou com a participação da equipe gestora, do corpo docente e dos técnicos administrativos em educação. A pauta da reunião incluiu assuntos relacionados à rotina pedagógica, a minuta do Plano de Implantação das Unidades de Campo e do Projeto Pedagógico Integrado I, além da avaliação da Jornada Pedagógica 2018.2, que aconteceu na primeira semana do mês de agosto.

Para abrir o evento, a Diretora Acadêmica propôs uma atividade lúdica com música, momento em que os participantes da reunião puderam refletir sobre suas experiências acadêmicas, sobre suas ações, conquistas, dificuldades e os desafios enfrentados no primeiro semestre de 2018.

A Pedagoga falou sobre a importância das ações coletivas e como é essencial a formação de uma equipe que trabalha de forma integrada e com objetivos compartilhados. Ela também convidou os profissionais do institutos a enxergar o IF Baiano como um lugar de pertencimento,  não apenas como um lugar em que impera os sonhos individuais, mas como um lugar de realidade concreta onde os eventos acontecem, um espaço que necessita de comprometimento e responsabilidade para que os projetos e planos se tornem realidade.

Posterior a isso, pontuou as principais questões relativas ao bom andamento das atividades acadêmicas do Campus e chamou atenção para a participação dos docentes nas atividades relativas ao Processo de Ingresso de Estudantes para ao ano de 2019, visto que tais atividades são de grande importância para formação de novas turmas, ínterim em que agradeceu ao presidente – professor Fábio Silva e ao vice-presidente da Comissão Local de Ingresso, o servidor Jeferson Matos Andrade, ambos presentes na reunião.

Após a apresentação da Diretora Acadêmica, o Professor de História, Renato Oliveira, Coordenador do Curso de Técnico Integrado em Agroindústria,  expôs a minuta do Projeto Pedagógico Integrado I que tem como principal objetivo trabalhar as memórias e esquecimentos de Itaberaba, município onde o Campus está localizado. A ideia é realizar uma pesquisa sobre os casarões da cidade, entrevistar seus antigos moradores e fazer uma intervenção artística, onde estes escreveriam suas memórias de vida nas paredes dos casarões. Essa intervenção poderá dar origem a uma exposição fotográfica e/ou documentário.

Renato explicou que esse movimento pedagógico envolvendo o passado da cidade pode evidenciar as forças e processos de construção do espaço/tempo que compõe a história do povo de Itaberaba, que as memórias, assim como o esquecimento, possuem a capacidade de produzir sentido na forma em que as pessoas se relacionam com o tempo, o mundo e os acontecimentos.

Os professores do IF Baiano irão estudar a minuta do projeto e verificar a viabilidade de sua aplicação. Ao desenvolver um Projeto Pedagógico Integrado, que consegue trabalhar de forma interdisciplinar, fazendo com que os jovens atuem como sujeitos construtores de um mundo que faça sentido para eles, permite que a aprendizagem seja efetiva, estimulando os alunos a relacionar os conhecimentos teóricos com suas experiências de vida.

Na ocasião, também, houve uma apresentação de Emerson Pereira, Coordenador das Unidades Educativas de Campo, que apresentou a minuta do Plano de Implantação das Unidades Educativas de Campo, relativas à sua Coordenação, o plano contempla programas que serão implantados no terreno da sede do Campus Itaberaba que tem como finalidade auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre visando minimizar os impactos negativos ao ecossistema do local.

O Campus Itaberaba apresenta uma área total de 50 hectares dos quais mais da metade é composta de pastagem degradada, por isso, um dos objetivos do plano é a recuperação dessas áreas. Plantio de mudas ornamentais no jardim e áreas de convivência também são objetivos previstos no plano.

O Coordenador também apresentou a proposta de reservar uma área, cerca de 1/2 hectare, para o plantio de abacaxi, o estudo e a pesquisa sobre essa cultura é fundamental para o Campus, pois o abacaxi é o principal produto agrícola do município. Outras áreas já foram reservadas para o plantio de frutas, a exemplo do umbu gigante e maracujá do mato. A atividade de apicultura também está prevista .

Para encerrar o evento, a Diretora Acadêmica apresentou, como forma de agradecimento, um vídeo com a retrospectiva das atividades desenvolvidas pelo Campus no último trimestre. As Reuniões Pedagógicas estão previstas no calendário acadêmico e acontecem na última semana de todos os meses.

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba