IF Baiano Campus Itaberaba inicia Campanha do Outubro Rosa
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 15:55 horas | Publicado em 2 de outubro de 2018 às 15:15 horas

O Núcleo de Apoio a Gestão de Pessoas  (NAGP) e os Profissionais de Saúde do Campus Itaberaba começaram nessa segunda-feira, 01 de outubro, uma campanha sobre o câncer de mama, que apresentará, ao logo do mês, as formas de prevenção e tratamento da doença. A campanha faz parte do movimento Outubro Rosa que nasceu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

O objetivo dos setores envolvidos é divulgar e esclarecer, entre os servidores e estudantes do Campus, as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença, além de enfatizar a importância das mulheres conhecerem suas mamas e ficarem atentas às alterações suspeitas. A programação conta com palestra, e-mail marketing informativos, brindes e caminhada da saúde.

Sobre o Câncer de Mama no Brasil

O câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma, e também uma das principais causas de morte por câncer em países desenvolvidos e em desenvolvimento. As taxas de incidência são maiores nos países desenvolvidos, embora tenham ocorrido, em alguns países, tendências para redução e estabilização na primeira década de 2000 (STEWARD; WILD, 2014).

As taxas de mortalidade variam entre diferentes regiões do mundo, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, o risco de morrer de câncer de mama, em geral, é
menor em comparação com os países desenvolvidos (STEWARD; WILD, 2014).

No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste,
e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, 2014).

Fonte: INCA

Encontrou algum erro ou deseja nos enviar sugestões?
Contate-nos através do e-mail ascom@itaberaba.ifbaiano.edu.br

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram: instagram.com/ifitaberaba
Facebook: facebook.com/ifitaberaba