IF Baiano lança editais para cursos técnicos integrados e subsequentes com 200 vagas para Itaberaba e região
Atualizado em 20 de junho de 2023 às 13:53 horas | Publicado em 2 de fevereiro de 2022 às 13:49 horas

Campus Itaberaba oferta vagas para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Agropecuária e Agroindústria e Subsequentes em Agropecuária e Meio Ambiente

O ingresso de estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal Baiano em 2022 está com novo formato. Os 14 campi do IF Baiano lançam seus editais, com cronogramas próprios, para o ingresso em suas localidades. O Campus Itaberaba já lançou seu edital, disponibilizando 200 vagas em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e cursos Técnicos Subsequentes.

Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição no período entre 19 de janeiro e 18 de fevereiro. As inscrições são realizadas preferencialmente pela internet, através de formulário digital, mas também podem ser feitas presencialmente no campus, entre 01 e 17 de fevereiro. Os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência. O candidato será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção.

Cursos e vagas

O IF Baiano oferece cursos técnicos em seus 14 campi e 20 polos de Educação a Distância espalhados pela Bahia. No Campus Itaberaba, estão em oferta 120 vagas na modalidade Integrada, para quem tem o Ensino Fundamental completo. Confira os cursos:

Agropecuária – 80 vagas

Agroindústria – 40 vagas

A unidade também oferta 80 vagas cursos Subsequentes para quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula:

Agropecuária – 40

Meio Ambiente – 40

Seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula. Já para os cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, serão consideradas as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

Novidades no Prosel 2022

De acordo com o presidente da Comissão Central de Processo Seletivo, Nilton de Santana dos Santos, a descentralização acontece este ano para otimizar o período entre as seleções e o início das aulas, por conta das diferenças nos calendários letivos dos campi em razão da pandemia e também da autonomia dos mesmos. “Cada um poderá fazer o seu processo de acordo com a sua necessidade e o seu período. [Caso o processo fosse unificado], os alunos de algumas unidades teriam que esperar muito tempo até que fosse iniciado todo o processo seletivo”, explica.

Além da descentralização, outra mudança no processo de ingresso de estudantes é a implantação da Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Serão realizadas entrevistas com objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos e garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito. Os cursos de nível médio e técnico do IF Baiano reservam 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência.

O campus Itaberaba localiza-se na Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba-BA, CEP 46880-000.

Mais informações – Consulte o edital e acompanhe todas as atualizações da seleção para cursos técnicos do IF Baiano nesta página. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: prosel@itaberaba.ifbaiano.edu.br.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22