O segundo dia da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF), na Bahia, começou hoje, 05/05, com a participação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Foram abordadas questões sobre a validação da pós-graduação no Mercosul, do auxílio transporte, a progressão por titulação dos servidores da rede e sua racionalização, ou seja, o ato de equilibrar a transição das carreiras dos servidores em razão da transformação das instituições para instituto federal.
O CONIF colocou-se aberto ao debate para as questões apresentadas e reforçou a necessidade de formalização das relações entre o sindicado e o conselho, a fim de esclarecer as competências de cada um nessa relação e de manter um diálogo cordial e esclarecedor das posturas a serem assumidas pelas duas entidades. “Estamos cientes que a construção coletiva é mais segura e mais sábia”, afirmou o presidente do CONIF, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.
A reunião de hoje também tratou sobre Educação à Distância, especificamente sobre o modelo a ser adotado pela Rede Federal. Nesta tarde, o Secretário de Políticas de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Marco Antonio de Oliveira, está propondo a reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos, vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A proposta prevê maior interveniência dos institutos federais no que se refere ao apoio técnico-pedagógico e à relação com a prática da pesquisa e extensão tecnológica nos Centros. Também consta na pauta de hoje, o Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Reunião – A 16ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF) começou ontem, 04/04, em Salvador e foi discutida a Assistência Estudantil.
Após os três dias de encontro, podem sair resoluções sobre temas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e Educação a Distância (EAD) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC).
Recepção – Os dirigentes dos institutos federais locais ofereceram uma recepção aos conselheiros no Quartel de Amaralina, ontem a noite, 04/04. Estiveram presentes na confraternização representantes dos campi de todo o Estado. O momento proporcionou uma integração maior entre a comunidade acadêmica da Rede Federal na Bahia, já que a reunião do CONIF é fechada para os conselheiros.
A noite foi encerrada com a apresentação gratuita do bloco afro Ilê Ayê. O show foi uma contrapartida do bloco, que a partir de agora desenvolverá ações em parceria com os Institutos da Bahia. O bloco é um dos mais importantes referenciais da cultura negra brasileira e tem tido relevante trabalho social para a população afrodescedente. A parceria com os institutos se dará no desenvolvimento de ações conjuntas para a otimização das atividades gerenciais e pedagógicas do bloco.
Amanhã, 06/05, os conselheiros discutirão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que consiste em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, sobre o planejamento integrado com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e o CONIF, além da carreira docente.
Assessoria de Comunicação do IF Baiano
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br