CONIF dialoga com sindicato dos servidores da rede
Atualizado em 1 de abril de 2012 às 0:32 horas | Publicado em 9 de maio de 2011 às 18:26 horas

O segundo dia da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF), na Bahia, começou hoje, 05/05, com a participação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).  Foram abordadas questões sobre a validação da pós-graduação no Mercosul, do auxílio  transporte, a progressão por titulação dos servidores da rede e sua racionalização, ou seja,  o ato de equilibrar a transição das carreiras dos servidores em razão da transformação das instituições para instituto federal.

Representantes do Sinasefe e presidência do CONIF em reunião

O CONIF colocou-se aberto ao debate para as questões apresentadas e reforçou a necessidade de formalização das relações entre o sindicado e o conselho, a fim de esclarecer as competências de cada um nessa relação e de manter um diálogo cordial e esclarecedor das posturas a serem assumidas pelas duas entidades. “Estamos cientes que a construção coletiva é mais segura e mais sábia”, afirmou o presidente do CONIF,  Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

A reunião de hoje também tratou sobre Educação à Distância, especificamente sobre o modelo a ser adotado pela Rede Federal. Nesta tarde, o Secretário de Políticas de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Marco Antonio de Oliveira, está propondo a reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos, vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A proposta prevê maior interveniência dos institutos federais no que se refere ao apoio técnico-pedagógico e à relação com a prática da pesquisa e extensão tecnológica nos Centros. Também consta na pauta de hoje, o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Reitores debatem durante a 16ª Reunião

Reunião –  A 16ª  Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF) começou ontem, 04/04, em Salvador e foi discutida a  Assistência Estudantil.

Após os três dias de encontro, podem sair resoluções sobre temas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e Educação a Distância (EAD) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC).

Recepção – Os dirigentes dos institutos federais locais ofereceram  uma recepção aos conselheiros no Quartel de Amaralina, ontem a noite, 04/04. Estiveram presentes na confraternização representantes dos campi de todo o Estado. O momento proporcionou  uma integração maior entre a comunidade acadêmica da Rede Federal na Bahia, já que a reunião do CONIF  é fechada para os conselheiros.

A noite foi encerrada com a apresentação gratuita do bloco afro Ilê Ayê. O show  foi uma contrapartida do bloco, que a partir de agora desenvolverá  ações em parceria com os Institutos da Bahia. O bloco é um dos mais importantes referenciais da cultura negra brasileira e tem tido relevante trabalho social para a população afrodescedente. A parceria com os institutos se dará no desenvolvimento de ações conjuntas para a otimização das atividades gerenciais e pedagógicas do bloco.

Amanhã, 06/05, os conselheiros discutirão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que consiste em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, sobre o planejamento integrado com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e o CONIF, além da carreira docente.

Assessoria de Comunicação do IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca