Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
NGTI – Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação
Última atualização: 04/04/2024 - 8:52 horas | Data de publicação: 18/07/2022 - 14:11 horas

O QUE É O NGTI?
NGTI (Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação) é o setor administrativo vinculado à Diretoria Geral que detém a responsabilidade de gerir os recursos e serviços de TI do campus sob os princípios básicos de segurança da informação (SI). Cabe ao NGTI definir métricas e parâmetros de controle à utilização dos recursos de TI com o objetivo de atingir e manter a confiabilidade nos serviços prestados.

COMPETÊNCIAS DO NGTI
Compete ao NGTI:

A administração técnica dos computadores institucionais: Configuração do sistema operacional e aplicativos conforme padrões estabelecidos pelas políticas de uso e gestão dos recursos e serviços de TI do campus (PURSTI e PGRSTI);
A gestão da infraestrutura de rede do campus: Definição da topologia física e lógica, das estratégias de segurança e a configuração dos recursos e serviços de TI de acordo às regras de negócio da instituição;
A intermediação entre os serviços de terceiros internos ou externos: Serviços que dão suporte ao funcionamento da infraestrutura de rede do campus, tais como o setor de Serviços Gerais, provedores de links de internet, outsourcing de impressão dentre outros;
A prestação de auxílio na construção de termos de referência: Participação como Integrante Técnico em processos de aquisição de bens e serviços de TI (art. 2º, IV, da IN 1/2019 – SGD/ME).

CATÁLOGO DE SERVIÇOS
Atualmente os serviços disponibilizados pelo NGTI são:

Serviço de suporte e orientação ao usuário: Assistência prestada aos usuários sobre o uso dos recursos e serviços de TI do campus;
Serviço de autenticação da rede: Permite que o usuário tenha uma identificação exclusiva na rede para ter acesso aos recursos e demais serviços através de suas credenciais;
Serviço de acesso à internet: Permite que os usuários conectem-se à internet, seja a partir de um computador institucional ou de um dispositivo pessoal, através da infraestrutura de rede do campus;
Serviço de compartilhamento de arquivos em rede: Permite que os usuários manipulem arquivos armazenados em diretórios acessíveis via rede a partir de qualquer computador institucional, além de viabilizar o compartilhamento com outros usuários;
Serviço de impressão em rede: Permite a impressão de arquivos nas impressoras conectadas à rede do campus;
Serviço de digitalização em rede: Possibilita a digitalização de documentos nas impressoras multifuncionais da rede para posterior acesso através do serviço de compartilhamento de arquivos em rede.
Serviço de acesso à VPN: Possibilita que os usuários se conectem remotamente à infraestrutura de rede do campus através da Internet.
Nota: Ver política de uso dos serviços nos anexos do documento PURSTI.

QUADRO TÉCNICO
Servidores que compõem ou compuseram o quadro técnico do setor:

Alan dos Santos Andrade Ferreira – Técnico de TI (removido)
Eduardo Santos de Moraes – Analista de TI
Miliane Barreto de Oliveira – Técnico de TI
Noel Silva Costa – Técnico de Audiovisual (removido)
Virgílio Pedreira Rodrigues – Técnico de TI

CANAIS DE COMUNICAÇÃO
ngti@urucuca.ifbaiano.edu.br | Youtube |

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br