Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Tecnologia em Gestão de Turismo
Última atualização: 25/04/2023 - 14:37 horas | Data de publicação: 12/01/2016 - 0:28 horas
NOME DO CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
TIPO DO CURSOTECNÓLOGO
DESCRIÇÃO DO CURSOO curso habilita profissionais com o conhecimento para a aplicabilidade das ferramentas da gestão, nas diferentes modalidades do turismo. O profissional desenvolverá novas possibilidades de gestão e empreendedorismo, relacionados à ideia de ética, responsabilidade e compromisso com os negócios.
HABILITAÇÃOTecnólogo em Gestão de Turismo (Registro no Conselho Regional de Administração – CRA)
MODALIDADEPresencial
PÚBLICO-ALVOEstudantes que concluíram o ensino médio
DATA DE INÍCIO DO CURSO
(Aula Inaugural)
10 de março de 2014
REGIME ACADÊMICOSemestral
INTEGRALIZAÇÃOPeríodo mínimo de 2 anos
Período máximo de 5 anos
NÚMERO DE VAGAS40
TURNO DE FUNCIONAMENTOMatutino
NÚMERO DE SEMESTRES04 semestres
REGIME DE MATRÍCULASemestral
CARGA HORÁRIA TOTAL1820 horas
CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO160 horas
OBJETIVO DO CURSO
Habilitar profissionais para área de Gestão em Turismo, desenvolvendo suas atividades junto ao processo produtivo, empreendendo negócios sustentáveis, interagindo de maneira racional com a natureza e com a cultura local, com a finalidade de conservar e desenvolver o entorno em que a atividade turística está inserida.

INGRESSO
O ingresso dar-se-á mediante:
I – Sistema de Seleção Unificada (SISU), considerando o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
II- Processo seletivo local definido pela DA, pelo(s) Colegiado(s) de Curso e pela Comissão de Processo Seletivo;
III- Transferência interna por reopção de curso.
IV – Transferência externa de outras Instituições devidamente credenciadas pelo
Ministério da Educação.
V – Portador de diploma de cursos superiores de graduação em áreas afins.
VI – Reintegração em curso;
VII – Convênio cultural e outros meios legais vigentes.
Os itens II a VI serão cumpridos mediante a existência de vagas e critérios definidos em edital.

PERFIL DO CURSO

O Tecnólogo em Gestão de Turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações de planejamento turístico, de agenciamento de viagens (emissivas e receptivas), de transportadoras turísticas e de consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade. Também se constitui em atividade relevante desse profissional a identificação dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional.

PERFIL DO EGRESSO

O Tecnólogo em Gestão de Turismo detém conhecimentos técnicos necessários ao exercício profissional, apto para atuar no mundo do trabalho em constante transformação e tecnologicamente atualizado.
Espera-se que o egresso possa ter capacidade de aprender a aprender;
autoconfiança; habilidade de trabalho em equipe; organização pessoal e no trabalho; facilidade de adaptação a contextos novos; criatividade; espírito inovador; poder de liderança e decisão; confiabilidade; habilidade comunicativa, inclusive em línguas estrangeiras; capacidade de inovação, síntese e crítica; consciência de cidadania; princípios éticos; capacidade de gestão de empreendimentos turísticos; capacidade para pesquisar, planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento turístico.
O egresso deverá conhecer e se apropriar dos princípios e dos fundamentos científico-tecnológicos que presidem a produção moderna de bens, serviços e saberes, tanto em seus produtos como em seus processos. Deste modo, será capaz de relacionar a teoria com a prática e o desenvolvimento da flexibilidade para novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
O Tecnólogo em Gestão de Turismo está qualificado como potencial empreendedor, individual ou em grupo, na programação de atividades turísticas. Para tanto, estará apto à realização de interpretação dos indicadores socioeconômicos e culturais para a concepção de produtos e serviços turísticos, de acordo com as necessidades da clientela.

O profissional formado poderá atuar nos mais diversificados setores:
Planejamento Turístico e Gestão Ambiental (órgãos oficiais de turismo e empresas de consultoria ou como profissional autônomo); pesquisa aplicada (órgãos públicos, empresas privadas e ONGs); capacitação profissional (escolas técnicas e cursos em geral); meios de hospedagem (hotéis, pousadas, campings, spas etc.); agenciamento (agências de viagem e operadoras de turismo); alimentos e bebidas (restaurantes, bares, lanchonetes etc.); lazer e recreação (parques temáticos, hotéis de lazer, cruzeiros, clubes etc.); transportes (aéreos, rodoviários, ferroviários, marítimos e fluviais); eventos (empresas promotoras e organizadoras de eventos culturais, técnico-científicos, religiosos etc.); pesquisa acadêmica (instituições públicas e privadas de educação superior); hospitais (hotelaria hospitalar); museus e similares; parques e reservas naturais; estações ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental; imprensa (assessoria técnica para matérias científicas e de turismo) e áreas conexas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares constituem um conjunto de estratégias didático pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional e/ou formação do cidadão, agregando, reconhecidamente, valor ao currículo do estudante.
De acordo com a Resolução CNE/CES Nº 02/2007, o aluno deverá desenvolver, ao longo do curso, atividades complementares acadêmicas – científicas – culturais. Estas atividades serão aceitas como componentes curriculares obrigatórios e serão realizadas ao longo do curso. A carga horária total mínima de atividades complementares será de 80 (oitenta) horas.
As atividades complementares deverão ser contabilizadas em horas, estar devidamente comprovadas e assinadas por professor orientador/supervisor responsável pela atividade, em formulário específico a ser fornecido pela
Coordenação do Curso.
As atividades complementares poderão ser cumpridas através da participação em cursos, seminários, congressos, simpósios, dentre outros, com aderência à área de Turismo, e que possam ser comprovadas e apresentadas ao Colegiado do Curso em forma de relatório acompanhado do parecer e do conceito de um docente do curso.
São consideradas atividades complementares para fins de currículo:
I. Atividades de Ensino;
II. Atividades de Pesquisa;
III. Atividades de Extensão;
IV. Atividades Artísticas e Socioculturais;
V. Representações estudantis;
VI. Trabalho voluntário na área, dentre outros.
Outras questões de organização da Atividade Complementar estão definidas em regulamento próprio, elaborado pelo Colegiado do Curso.

DOCUMENTOS IMPORTANTES
Grade Curricular
Ementário
Corpo Docente
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Atividades do Curso
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

DISCENTE
Guia do Estudante
Formulário de Requerimentos
2022.1 – Calendário Acadêmico
2021.1 – Calendário Acadêmico
2020.2 – Calendário Acadêmico
2020.1 – Calendário Acadêmico

CONTATOS
E-mail da coordenação – coordenacaocht@urucuca.ifbaiano.edu.br
Coordenadora: Edimiria Góes César Brito

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br