Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável
Última atualização: 05/06/2024 - 12:02 horas | Data de publicação: 19/03/2019 - 14:00 horas
Sobre o curso
Modalidade: EaD – com momentos presenciais

Número de vagas: 30 (trinta) vagas

Vagas para ações afirmativas:
O processo de seleção do corpo discente segue as diretrizes para ações afirmativas apresentadas pelo regimento geral da Pós-Graduação do IF Baiano. Ficarão reservados, do total de vagas disponíveis em cada processo seletivo, o quantitativo de 20% (vinte por cento) para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas (Lei 12.990/2014) e o quantitativo de 5% (cinco por cento) para candidatos com deficiência (Lei 3.298/1999).

Periodicidade de oferta: Anual

Coordenadora: Profa. Dra. Anapaula de Paula Cidade Coelho

Vice coordenadora: Profa. Ms. Taisa Fonseca Novaes Hoisel
Endereço eletrônico: pos.drs@urucuca.ifbaiano.edu.br 

Campus: Uruçuca

Carga horária: 400 horas

Constituído de 11 (onze) componentes curriculares obrigatórios para todos os cursistas e 3 (três) componentes curriculares optativos por cursista, totalizando 11 (doze) disciplinas.
 
Público alvo:
O público-alvo do programa são graduados (titulação mínima exigida) em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e que tenham alguma relação com a temática do desenvolvimento socioeconômico territorial.
 
Critérios de seleção:
– Etapa 1 – Homologação (Eliminatória);
– Etapa 2 – Avaliação da justificativa (Eliminatória e Classificatória)

– Etapa 3 – Entrevista (Eliminatória e Classificatória)
– Etapa 4 – Vagas remanescentes
 
Linhas de pesquisa:
– Meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade
Aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com estudos voltados às questões socioecológica-ambiental nos campos formais e informais de educação ambiental.
Contribuir para a formação de agente de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como para a formação de educadores, visando ampliar competências no sentido da atuação interdisciplinar através do ensino, pesquisa e extensão, sobre distintos aspectos da educação formal e não formal em suas relações com contextos interculturais e com desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
– Gestão de empreendimento e sustentabilidade
Visa à realização de pesquisas aplicadas à inovação tecnológica na área de gestão de empreendimentos agroalimentares, compreendendo empreendimento econômicos solidários, unidade produtiva agropecuária e agroindustrial por meio do desenvolvimento de instrumentos e ferramentas de gestão integrada a dinâmica produtiva e ao manejo dos agroecossistemas e a gestão de resíduos sólidos e da agroindústria, considerando a possibilidade do reuso sustentável.
Desenvolver estudos e pesquisas sobre as cadeias produtivas e arranjos produtivos locais articulados com políticas públicas e desenvolvimento sustentável, com ênfase na gestão, administração, governança, mercado, comercialização e consumo consciente e sustentável.
 
– Políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável
Visa realizar pesquisas com foco em processos de formação de agenda e implementação de políticas públicas, bem como avaliação de políticas, programas e projetos, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Análise interdisciplinar de condicionantes e políticas relacionadas à promoção do bem-estar, redução da pobreza e das desigualdades socioeconômicas.
Estratégias sociais e econômicas que contribuam para o desenvolvimento, inclusão social e conservação ambiental.
 
Matriz curricular:
A oferta curricular conta com 23 (vinte e três) componentes curriculares de 40h/aula cada (Tabela 1). O discente precisará cursar apenas 11 componentes curriculares para integralizar a carga horária mínima exigida pelo curso (400 horas), sendo oito componentes curriculares obrigatórios e três optativos, de acordo com as linhas de pesquisas selecionadas e as propostas de projetos apresentadas pelos alunos.
Os componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa Científica e Seminário Temático I serão oferecidos nos primeiros Módulos, para facilitar o andamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso pelos alunos, bem como, o Seminário Temático II (apresentação e defesa do TCC) deverá ser ofertado no último módulo do curso.
Docentes
Prof. Dr Adeilton Dias Alves
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/42056 37509102525
E-mail: adeilton.alves@ifbaiano.edu.br
 
Profa. MSc Aline Barros Oliveira
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/03178 72670972102
E-mail: aline.oliveria@ifbaiano.edu.br
 
Profa. Dra Alzira Gabrielle Soares Saraiva Souza
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/37304 6727673359
E-mail: alzira.souza@ifbaiano.edu.br
 
Profa. Dra Anapaula de Paula Cidade Coelho
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Gestão de empreendimento e sustentabilidade
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8095495156493815
E-mail: anapaula.coelho@ifbaiano.edu.br
 
Prof. Dr Carlindo Santos Rodrigues
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/01820 06505079933
E-mail: carlindo.rodrigues@ifbaiano.edu.br
 
Profa. Dra Cinira de Araújo Farias Fernandes
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/12353 91287860533
E-mail: cinira.fernandes@ifbaiano.edu.br
 
Prof. MCs Daniel Carlos Pereira de Oliveira
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/90001 25434300779
E-mail: daniel.oliveira@ifbaiano.edu.br
 
Prof. MCs Diogo Antônio Queiroz Gomes
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/86133 43535456091
E-mail: diogo.gomes@ifbaiano.edu.br
 
Profa. MCs Gilvânia Nunes Chaves dos Anjos
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/79114 74272017794
E-mail: gilvania.anjos@ifbaiano.edu.br
 
Prof. Dr João Victor da Silva Santos
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6190555222984804
E-mail: joao.santos@ifbaiano.edu.br
 
Prof. Dr José Ricardo Rosa dos Santos
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/93044 72342900823
E-mail: jose.santos@ifbaiano.edu.br
 
Profa. MCs Julianna Alves Torres
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/23325 31354987698
E-mail: julianna.torres@ifbaiano.edu.br
 
Prof. Dr Leandro Sampaio Oliveira Ribeiro
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/92735 22994255268
E-mail: leandro.ribeiro@ifbaiano.edu.br

Profa. MCs Rilvaynia Dantas Soares
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/13498 51886856068
E-mail: rilvaynia.soares@ifbaiano.edu.br
 
Profa. MCs Taís Marcele Almeida Tripodi Pereira Galvão
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/66900 39183042308
E-mail: tais.galvao@ifbaiano.edu.br
 
Profa. MCs Taisa Fonseca Novaes
Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha
Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/13877 39177931789
E-mail: tais.galvao@ifbaiano.edu.br
 
Turmas
Turma 2019
Turma 2021

Documentos do curso
Documentos gerais
1-      Regimento Geral da pós-graduação do IF Baiano
2-      Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
3-      Regimento Interno do Curso
4-      Formulário de pré-matricula disciplinas optativas – https://forms.gle/JDGwrb5qYQPT867f7
5-      Calendário acadêmico 2025.1 aprovado pelo colegiado do curso
 
Documentos relacionados ao TCC
Necessários à elaboração do TCC

1-   Regulamento do TCC
2-   Modelo para o projeto de intervenção
3-   Tamplate para artigo

Necessários à defesa do TCC
1-      Fluxograma para processo de defesa e pós-defesa do TCC
2-      Participação de membros externos na banca
a)      Fluxograma para cadastro de membro externo para assinatura eletrônica
b)      Instrução Normativa 31/2020 – Regulamentar procedimentos para assinatura de pessoas externas em documentos eletrônicos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no âmbito do IF Baiano.
c)      Formulário de cadastro para membros externos no SUAP
 
Necessário ao pós defesa do TCC
1-      Termo de autorização para disponibilização do TCC
2-      Orientador atestando as alterações realizadas
3-      Orientações para submissão a revista Macambira
4-      Template da revista Macambira
Biblioteca Digital – TCC
Turma 2019
Turma 2021
Informações Acadêmicas
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS 2025.1
Período de realização dos módulos dos componentes curriculares obrigatórios:
Período de realização dos módulos dos componentes curriculares optativos:
Data do seminário de apresentação do projeto de intervenção:
Período de realização do projeto de intervenção:
Período da defesa do TCC:
Data limite da entrega da versão final e carta de submissão do TCC em revista ou evento:
Contatos
E-mail da coordenação: pos.drs@urucuca.ifbaiano.edu.br
Endereço: Rua Dr. João Nascimento, s/n. Uruçuca-Bahia. CEP 45.680-000

*Obs.: O e-mail de cada docente do colegiado pode ser encontrado no link “Docentes” localizado no menu à esquerda do site.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br