Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Última atualização: 14/11/2023 - 11:06 horas | Data de publicação: 23/09/2020 - 20:44 horas

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

A CPA é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio e atende ao PDI do IF Baiano quanto aos níveis e modalidades de ensino. Sua atuação é autônoma, no âmbito de sua competência legal, em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes nesta Instituição.

Quais são os objetivos?

Coletar dados, sistematizar informações, analisar coletivamente os significados de suas realizações, assim identificar pontos fracos, pontos fortes e potencialidades da instituição.

Porque realizar a autoavaliação?

Construir conhecimento sobre a realidade da instituição e compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade de ensino e alcançar maior relevância social.

O que é avaliado?

A avaliação é conduzida através de aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões:

Planejamento e Avaliação Institucional Desenvolvimento Institucional Políticas Acadêmicas Políticas de Gestão Infraestrutura Física
  Planejamento e Avaliação Missão e plano de desenvolvimento   Responsabilidade social da instituição. Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão.   Comunicação com a sociedade.   Política de atendimento aos discentes Políticas de Pessoal.   Organização e gestão da instituição.   Sustentabilidade financeira Infraestrutura física

A análise destes itens podem ser observados por meio de questionários, rodas de conversa e visitas in loco destinados a comunidade acadêmica e local.

Qual a estrutura da CPA?

Essa comissão é composta por duas estruturas: CPA Central e CPA Local. A primeira é responsável pela organização, planejamento e assessoria de todo processo de autoavaliação. Já a CPA Local, presentes em cada campus do IF Baiano conduz os processos, coletando informações e enviando para CPA Central.

Quem compõe a CPA no campus?

Portaria 374/2023

Como posso ter acesso aos relatórios elaborados pela CPA?

Todos estão disponíveis no site do IF Baiano através do link:

Ainda tem dúvidas? Quer saber mais? Gostaria de dar sua sugestão? Entre em contato conosco: cpa.local@urucuca.ifbaiano.edu.br

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional