Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Sistema – Área do aluno
Última atualização: 30/01/2025 - 9:16 horas | Data de publicação: 13/01/2025 - 12:19 horas

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), é uma ferramenta utilizada por 21 instituições da Rede Federal, que possibilita a execução de diversas atividades que envolvam as rotinas de trabalho das áreas administrativas e acadêmicas.  

O SUAP foi construído na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. 

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) já está em funcionamento no Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca. 

Acesso ao sistema: 

Para acessar o Suap no IF Baino – Campus Uruçuca basta acessar o endereço: https://suap.ifbaiano.edu.br 

Outras informações sobre os sistemas do IF Baiano-Campus Uruçuca podem ser obtidas no Canal do NGTI através do seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UC_gwNn_fEAcdu06MfGMrlBg 

Dúvidas sobre o SUAP –  https://wiki.ifbaiano.edu.br/bin/view/Wikis/DGTI/CODES/Sistemas/SUAP/

Como acessar o SUAP pela primeira vez? 

Caixa de Texto

                                                                                           
 Figura – 01

Caso já tenha criado sua senha, mas não consegue acessar o SUAP: 

1º – Passo: Clique no Link: https://suap.ifbaiano.edu.br/accounts/login/, após acesso no site, clique em “esqueceu ou deseja alterar sua senha”;

2° – Passo: Insira seu USUÁRIO (Número de matrícula) e CPF. Depois que preencher os campos indicados, um link chegará em seu e-mail, para que você possa criar uma nova senha. Aguarde por volta de 30 minutos e verifique sua caixa de entrada, spam ou lixo eletrônico; 

3° – Passo: Caso o link de recuperação de senha não chegue, mantenha contato com Secretaria de Registro Acadêmico – SRA. 

 Após realizar o login, o estudante terá acesso a página inicial do sistema: Figura 02.

Figura – 02

  Clique em “Meus Dados”, será exibida a página de Dados Gerais: Figura 03

Figura – 03

Você poderá editar seu E-mail, Dados Pessoais e preencher a Caracterização Social, um questionário que servirá para a análise de sua participação em programas sociais oferecidos no campus: Figura 04.

 Figura – 04  


Você poderá emitir o Histórico Parcial, Declaração de Matrícula, Comprovante de Dados Acadêmicos, Matriz Curricular e Declaração de Vínculo. Todos documentos contam com autenticação digital: Figura 05.                 

 Figura – 05

Acesse seu boletim de forma constante para verificar o lançamento de notas e faltas: Figura 06.

Figura – 06

No perfil do aluno, é possível verificar as medidas disciplinares e as premiações. 

Como cadastrar o “Contato de Emergência” no sistema SUAP ?

Importância de preencher os dados na opção “Contato de Emergência” no Sistema SUAP:

Preencher os dados de contato de emergência no sistema SUAP é essencial para garantir sua segurança e bem-estar. Em situações imprevistas, como acidentes ou emergências médicas, essas informações permitem que a instituição entre em contato com uma pessoa de confiança, agilizando o suporte necessário.

Passo a Passo para preencher os dados de “Contato de Emergência” no Sistema SUAP:

  1. Acesse o Sistema SUAP: (Figura 01). Entre no portal do SUAP utilizando seu login e senha.

                                         

Figura 01

  1. Localize o Menu de Dados Pessoais. Após acessar o sistema, vá até o Menu “Editar” opção “Contatos de Emergência”. (Figura 02)

     

Figura 02

  1. Na tela,  procure pela aba ou campo denominado + Adicionar Contato de Emergência. ((Figura 03)

Figura 03

  1. Preencha as Informações Solicitadas:
    • Nome: Insira o nome completo da pessoa que será seu contato de emergência.
    • Telefone: Adicione o número de telefone atualizado, incluindo DDD.
  1. Confirme os Dados:
    • Verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas antes de prosseguir.
  1. Salve as Informações:
    • Clique no botão “Salvar” para garantir que os dados sejam registrados no sistema.
  1. Valide as Informações:
    Após salvar, confira se os dados aparecem corretamente na tela para evitar erros ou omissões.

Observação : Atualize as informações sempre que necessário, especialmente em caso de troca de contato ou mudança de relação.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca

Rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia, CEP: 45680-000
Tel.: (71) 99345-7955

Diretor: Josué de Souza Oliveira
E-mail: gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br