A Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) é um setor responsável pelo registro, verificação, controle, manutenção e arquivamento de documentos que integram a vida acadêmica dos discentes, desde o ingresso na instituição até a conclusão do curso. Integram as atividades do setor: receber solicitações como declarações, histórico escolar, diplomas/certificados, matrícula, renovação de matrícula, trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula, aproveitamento de estudos, exercício domiciliar, justificativa de faltas, solicitação de segunda chamada de avaliações, colação de grau e demais documentos referentes à questões acadêmicas.
Segunda à sexta
– Manhã: 08h30 às 11h 30
– Tarde: 13h30 às 16h
Procedimento | Prazo (dias úteis) |
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Declaração/Atestado | 3 dias úteis |
Histórico Escolar / certificado | 15 dias úteis |
Histórico Escolar (anterior ao Sistema SUAP) | 30 dias úteis |
Diploma de Graduação | 90 dias úteis |
Transferência Escolar | 15 dias úteis |
Certidão de Aluno Aprendiz | 30 dias úteis |
–Matrícula: é o ato formal pelo qual se inicia a vinculação acadêmica do estudante à Instituição de Ensino. Ela pode ser efetuada pelo estudante, por seu responsável legal ou por procurador legalmente constituído.
–Renovação de matrícula: a matrícula deverá ser renovada a cada novo período letivo, sendo que a não renovação da matrícula pelo estudante, sem justificativa legal, caracterizará o abandono do curso e consequente desvinculação da instituição. Para efetivar a renovação da matrícula, o estudante ou deverá acessar o Suap, no período previamente divulgado, e efetivar a renovação de matrícula online. O(A) aluno(a) poderá acessar o tutorial de renovação de matrícula disponível no link: https://wiki.ifbaiano.edu.br/bin/view/Wikis/DGTI/CODES/Sistemas/SUAP/Alunos/Rematricula/
–Trancamento de matrícula: poderá ser feito através de requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. Segue o link do requerimento para preenchimento: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/files/2023/05/Requerimento-Diversos.pdf
–Aproveitamento de estudos: processo de reconhecimento de componentes curriculares cursados com aprovação em cursos de EPTNM, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva habilitação profissional. Para essa solicitação, o estudante deverá adotar os procedimentos a seguir. Segue o link do requerimento para preenchimento: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/files/2023/05/Requerimento-Diversos.pdf
–Segunda chamada de avaliação: poderá ser feito através de requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. Segue o link do requerimento para preenchimento: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/files/2023/05/Requerimento-Diversos.pdf
–Exercício domiciliar: corresponde a equivalência de estudos, por ausência às aulas, concedida ao estudante amparado pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e pela Lei nº 6.202/75. Segue o link do requerimento para preenchimento: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/files/2023/05/Requerimento-Diversos.pdf
I – Preencher formulário na Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA;
II – laudo médico que comprove uma das situações estabelecidas pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e na Lei nº 6.202/75.
–Solicitação de Certificado ou Diploma: o estudante ou seu representante legal poderá requerer o diploma em qualquer tempo, desde que tenha sido aprovado em todos os componentes curriculares, concluído o estágio supervisionado (quando obrigatório) e/ou o Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Atividade Complementar, conforme determinado no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e nas Normas do Instituto.
– Trancamentos;
– Revisões de notas;
– Certidões de tempo de serviço;
– Diplomas (egressos);
– Históricos escolares;
– Atestados escolares.
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O requerimento deve ser preenchido e entregue pessoalmente na SRA ou enviado por e-mail (secretaria@urucuca.ifbaiano.edu.br).
Secretário de Registros Acadêmicos: Michel Borges Barbosa
E-mail: secretaria@urucuca.ifbaiano.edu.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br