Última atualização: 11/02/2025 - 9:55 horas |
Data de publicação: 04/11/2022 - 17:52 horas
Reservas de espaços para utilização nos horários de expediente
- O servidor faz a solicitação com no mínimo 2 dias úteis de antecedência via SUAP (Passo a passo para a reserva de espaços no SUAP);
- O responsável pelo espaço tem até 1 dia útil para avaliar a solicitação;
- Em caso de indeferimento, o responsável pelo espaço justificará;
- As chaves só poderão se entregues a discentes se os nomes estiverem expressos na solicitação;
- A utilização do espaço só estará autorizada nos horários de expediente.
Reservas de espaços para utilização fora do horário de expediente
- O Servidor faz a solicitação do espaço via SUAP com no mínimo 2 dias úteis de antecedência (Passo a passo para a reserva de espaços no SUAP);
- O responsável pelo setor defere/indefere o pedido em até 1 dia útil após a solicitação;
- Caso seja indeferido é necessário a justificativa;
- Em caso de deferimento o responsável pelo setor encaminha a reserva para o e-mail da portaria (portaria@urucuca.ifbaiano.edu.br);
- O usuário retira e devolve as chaves na portaria;
- É de responsabilidade do usuário relatar qualquer situação fora da normalidade;
- Discentes só poderão utilizar espaços fora do horário de expediente se estivem acompanhados por um servidor;
- Discentes não estão autorizados a retirar e/ou devolver chaves.
Reservas para utilização do auditório
- O servidor faz a solicitação com no mínimo 3 dias úteis de antecedência via SUAP (Passo a passo para a reserva de espaços no SUAP);
- O responsável pelo espaço tem até 1dia útil para avaliar a solicitação;
- Caso seja necessário apoio técnico ou equipamentos específicos, essa informação deve constar na solicitação via SUAP e/ou e-mail enviado para ascom@urucuca.ifbaiano.edu.br.
- Após a confirmação da reserva, as chaves e o estojo com os controles dos ares condicionados e do data show devem ser retirados e devolvidos na sala da coordenação, no Integrado;
- Em caso de eventos realizados por estudantes, um servidor deve estar responsável pela reserva e pelos equipamentos utilizados no Auditório;
- Demais informações podem ser consultadas nos procedimentos de comunicação, disponível no seguinte endereço: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/files/2024/08/Procedimentos-Nucleo-de-Comunicacao.pdf
Serviços de Comunicação
- Qualquer servidor pode solicitar serviços de comunicação;
- Os serviços mais utilizados são:
- Solicitação de realização de fotos durante o evento;
- Solicitação de confecção de peças digitais;
- Solicitação de divulgação de eventos, aulas, visitas técnicas, etc. nas redes sociais e site;
- Solicitação de publicação de editais, resultados, notas informativas de concurso, dentre outros.
Solicitação de aulas práticas
- O(A) docente faz a solicitação do espaço via SUAP com no mínimo 15 dias de antecedência (Passo a passo para a reserva de espaços no SUAP);
- Anexa o documento contendo os materiais e/ou equipamentos necessários (Ficha de agendamento);
- O responsável pelo setor defere/indefere o pedido em até 3 dias após a solicitação;
- Caso seja indeferido é necessário a justificativa;
- Caso não haja necessidade de materiais, pode seguir o fluxo de reserva de espaço;
- Os laboratórios e/ou espaços de aulas práticas das disciplinas já possuem seus horários reservados. Necessitado solicitar apenas quando houver a necessidade de materiais e/ou apoio técnico.
Solicitação de cópias
- O docente encaminha um e-mail para copias@urucuca.ifbaiano.edu.br com no mínimo 2 dias úteis de antecedência;
- Indica o local de retirada: CTA ou integrado
- As cópias devem ser retiras respeitando o prazo de 2 dias úteis;
- Caso as cópias fiquem prontas antes, o servidor avisará ao docente para efetuar a retirada;
- As cópias realizadas em outros locais continuam seguindo a rotina já estabelecida;
- O serviço pode ser utilizado por docentes de todos os cursos.
Orientações para a elaboração dos Planos de Ensino
- Verificar os prazos para a entrega dos planos de ensino nos calendários acadêmicos das respectivas modalidades;
- Sugestões pedagógicas para elaboração do plano pode ser encontradas no site do NATEPE: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/nutepe-nucleo-tecnico-pedagogico/
- Criar o documento no SUAP (Fluxo do plano de ensino no SUAP);
- Verificar o(a) revisor(a) responsável no site do NATEPE;
- Solicitar a revisão do(a) servidor(a) do NATEPE;
- O(A) revisor(a) tem até 5 dias úteis para analisar o documento;
- Após análise da revisão e possíveis edições, concluir o documento;
- Assinar o documento;
- Solicitar as assinaturas do(a) revisor(a) e da Direção Acadêmica;
- As solicitações de assinatura devem ser atendidas em até 2 dias úteis;
- Anexar o plano de ensino ao processo de juntada aberto pela coordenação do curso;
- Disponibilizar o plano de ensino na aba materiais de aulas nos respectivos diários.
Viagem técnica
- O(A) docente faz a solicitação via SIGA, com no mínimo 15 dias de antecedência (Conforme o passo a passo disponível no site);
- Coloca a DA com responsável;
- A DA tem 3 dias úteis para avaliar a solicitação;
- Se a viagem for deferida e haja necessidade de alimentação, encaminha um e-mail para cae@urucuca.ifbaiano.ebu.br;
- Se a viagem envolver a utilização de horários de outros professores, o docente solicitante tem a responsabilidade de ajustar a liberação dos alunos;
- Se a viagem envolver alunos menores de idade, pedir que os alunos entreguem a autorização dos responsáveis conforme modelo disponível na CAE;
- Caso a viagem seja autorizada, divulgar aos docentes do curso para possíveis alinhamentos pedagógicos;
- Após a viagem, encaminhar o relatório conforme o modelo disponível no site.
Solicitação de alimentação para atividades que envolva os alunos
- O(A) servidor(a) encaminha um e-mail para cae@urucuca.ifbaiano.ebu.br, informando a data, horário, espaço, motivo e quantitativo de alunos envolvidos, com no mínimo 15 dias de antecedência;
- A CAE responderá o e-mail em até 3 dias úteis deferindo ou não o pedido, bem como a justificativa para o caso de indeferimento.
- Em caso de cancelamento da atividade, favor comunicar o mais breve possível para o mesmo e-mail.
Solicitação de produtos produzidos no Campus
- Encaminhar um e-mail para a CUEC ( cuec@urucuca.ifbaiano.edu.br) com no mínimo 15 dias de antecedência;
- No corpo do e-mail sinalizar a finalidade, o quantitativo e data de retirada;
- A CUEC tem até 3 dias úteis para responder o e-mail;
- Caso a solicitação seja indeferida, será necessária uma justificativa.
Organização/Realização de um evento
- Verificar o calendário de eventos do Campus para avaliar datas/horários que permitam uma maior participação do público-alvo (Passo a passo);
- Encaminhar um e-mail para ascom@urucuca.ifbaiano.edu.br para verificar se não existe um outro evento para essa data. A ASCOM tem até 3 dias úteis para responder;
- Reservar o local onde o evento será realizado( SUAP);
- Realizar as outras reservas/solicitações (carro, materiais, dentre outros);
- Cadastrar o evento utilizando o módulo “evento” no SUAP(Passo a passo anexo ao e-mail);
- Após confirmar a viabilidade para a realização do evento, encaminhar todas as informações para ascom@urucuca.ifbaiano.edu.br para a confecção das mídias de divulgação;
- Prazo para iniciar os passos definidos: Até 90 dias antes da realização do evento.
Orientações para a elaboração dos PIT’s e RIT’s
- O Docente preenche os documentos no SUAP (Fluxo PIT e RIT);
- O Docente encaminha para revisão da DA;
- A DA faz a revisão, indica os ajuste(se for o caso) e as assinaturas que são necessárias(DA, CE, Pesquisa e/ou extensão);
- O Docente revisa o documento, assina e solicita as assinaturas indicadas na revisão da DA;
- Após finalizado, o docente faz a juntada no processo que será aberto pela DA.
Acesse aqui a Regulamentação da Atividade Docente – RAD
SUAP – Módulo ETEP
O Módulo da Equipe Técnico Pedagógica (ETEP) é uma ferramenta do SUAP de gerenciamento de atendimentos aos(as) discentes que possibilita a comunicação integrada entre os setores, a agilidade no repasse das informações e o aprimoramento na consolidação dos dados sobre os atendimentos realizados.
Anexo – Tutorial Módulo “ETEP”
SUAP – Módulo “Meus Diários”
Os diários no SUAP possuem um conjunto de abas e ferramentas, as quais oportunizam a realização dos registros acadêmicos de forma integrada. Tais registros têm um importante papel no processo de acompanhamento das turmas e dos discentes.
Anexo – Tutorial Módulo “Meus Diários”
SUAP – Módulo “Comunicador”
O “Comunicador” do SUAP é uma ferramenta de envio de mensagem aos(às) discentes. A mensagem é enviada para o e-mail e/ou SUAP, podendo ser endereçada individualmente ou para vários estudantes ao mesmo tempo.
Anexo – Tutorial Módulo “Comunicador”
SUAP – Módulo “Materiais de Aula”
O Módulo “Materiais de Aula” é uma ferramenta utilizada para armazenar materiais de aula (arquivos digitais e links) e disponibilizá-los aos discentes.
Anexo – Tutorial Módulo “Materiais de Aula”
Fluxo para cadastro de usuários externos no SUAP
1- O solicitante encaminha um e-mail para o gabinete do Campus Uruçuca (gabinete@urucuca.ifbaiano.edu.br)
2- Assunto: Cadastro de usuário externo no SUAP
3- No corpo do email apresentar as seguintes informações do usuário externo:
a. Nome completo; b. RG; c. CPF; d. E-mail; e. Instituição de vínculo
4- Anexar os seguintes documentos: a. Cópia do RG; b. Cópia do CPF; c. Cópia do comprovante do vínculo institucional (Declaração e/ou contracheque e/ou outros documentos)
5- O gabinete tem 5 dias úteis para realizar o procedimento
Cadastro de usuários externos no SUAP